Rádio

É um meio de comunicação que transmite informações para o público em geral através de ondas electromagnéticas que se propagam pelo espaço. Normalmente são utilizadas ondas radiofónicas de vários comprimentos de onda para múltiplos fins.

As ondas eletromagnéticas distinguem-se pela sua frequência em relação ao comprimento de onda. As ondas mais pequenas têm frequência superior e um comprimento de onda inferior, enquanto as ondas de frequência curta têm um comprimento de onda maior.

A frequência corresponde ao número de ciclos por segundo. O alemão Heinrich Hertz, pioneiro da rádio, foi quem batizou a unidade de medida da frequência: Hertz (Hz). Desta forma, um ciclo por segundo equivale a 1Hz (Hertz), 1KHz é equivalente a 1000 Hz, ou 1000 ciclos por segundo.

As ondas de rádio vão de Kilohertz a Gigahertz, 1.000 milhões de ciclos por segundo. As ondas de luz visível são curtas. No espaço as radiações eletromagnéticas difundem-se em forma de ondas a uma velocidade regular próxima a 300.000Km por segundo.

A rádio é como um livro que aborda determinado assunto. Um livro que fale sobre rádio vai abordar temas como a difusão de ondas, emissoras e tecnologias. É através da rádio e da múltipla divulgação de informação que ficamos ocorrentes sobre o que se passa na nossa sociedade. Através da rádio podemos ouvir reportagens, debates, entrevistas, apresentação, programas desportivos entre outros.

Quando se fala em rádio falamos do uso da voz. A voz em rádio é importante por ela ser o cartão de “boas vindas” ao público. Na rádio também é utilizada a mobilidade de informação entre o emissor e recetor, o baixo custo de produção, o imediatismo, a autonomia, o inesperado e os sensores. É através de sensores que a rádio envolve o ouvinte, cativa-o a permanecer na emissão que está a ser realizada. A rádio é então um diálogo mental entre o emissor e o recetor.

A rádio é um meio de comunicação que permite ao ouvinte ouvir mil e uma palavras. Toda a linguagem rececionada com a rádio tem que ver com experiências de vida, a educação, o conhecimento, a cultura,

Enquanto seres racionais a nossa mente está educada para a imaginação. Vemos, ouvimos, sentimos as coisas. Temos sentimentos, desejos, emoções, sensações que desenvolvemos e despertamos todos os dias. A rádio é um meio que nos permite ver, ouvir e sentir tudo ao nosso redor de olhos fechados. Permite-nos viver, ouvir e sentir tudo aquilo que os outros vivem, ouvem e sentem.

 

373 Visualizações 2 Total

References:

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

 

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010

373 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo