Laboratórios de jornalismo

Os laboratórios de jornalismo são oficinas de aprendizagem prática e real criadas no ensino superior para os alunos de Ciências da Comunicação.

Conceito de Laboratórios de jornalismo

Os laboratórios de jornalismo são órgãos de comunicação criados no ensino superior, com o intuito de proporcionar aos alunos a vivência prática do exercício da profissão de jornalista e, desta forma, facilitar a transição para o mercado de trabalho.

Dinamizados pelos alunos dos cursos de Ciências da Comunicação, os projetos jornalísticos podem assumir a forma de um jornal (impresso ou digital), rádio ou televisão universitária e funcionam como uma oficina de aprendizagem das competências técnicas específicas da profissão.

A primeira experiência neste âmbito ocorreu na década de 90, impulsionada pelo advento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação que, por um lado, facilitou o processo de produção jornalística e, por outro, passou a exigir um novo conjunto de competências e qualidades aos seus profissionais. Ou seja, às fases de pesquisa, recolha e tratamento da informação segundo padrões jornalísticos já dominadas, acresce a capacidade de conceptualizar uma peça em termos multimédia, bem como a necessidade de um domínio amplo, cruzado e conjugado dos diferentes meios de comunicação.

Com o intuito de responder às novas exigências do mercado, as instituições de ensino superior reconfiguram o plano de estudos dos cursos que anunciam o acesso à profissão de jornalista e criam não só disciplinas de caráter profissionalizante, mas também ferramentas de apoio às mesmas, nomeadamente os laboratórios de jornalismo. Foi nestes moldes que surgiu, na Universidade do Minho, o primeiro laboratório de jornalismo – «ComUM» –, que cresceu assumindo diversos formatos e impulsionou o nascimento de outros projetos semelhantes, como «Urbi et Orbi», na Universidade da Beira Interior, ou «UTAD TV», na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Para além de constituírem um laboratório de iniciação ao jornalismo e um espaço de visibilidade dos trabalhos produzidos pelos alunos, estes projetos jornalísticos representam as marcas distintivas da ampla oferta formativa em Ciências da Comunicação e podem funcionar, ao mesmo tempo, como um veículo de comunicação e divulgação de notícias no seio da comunidade académica.

424 Visualizações 1 Total
424 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.