Clara de Sousa

Biografia da jornalista, apresentadora e pivô informativa da SIC, Clara de Sousa

Biografia da jornalista e apresentadora/pivô informativa da SIC, Clara de Sousa, que atualmente apresenta o «Jornal da Noite»

clara de sousa

 

Nome completo: Maria Clara Marques de Sousa

Data de nascimento: Nasceu no dia 29 de novembro de 1967 (tem 50 anos)

Local de nascimento: Estoril, Cascais, em Lisboa, Portugal

Nacionalidade: Portuguesa

Ocupação: Jornalista e apresentadora/pivô informativa

Maria Clara Marques de Sousa, mais conhecida apenas como Clara de Sousa, é uma jornalista e apresentadora/pivô informativa portuguesa que nasceu no dia 29 de novembro do ano 1967 em Estoril, uma freguesia do concelho de Cascais que se localiza em Lisboa, Portugal. Clara de Sousa tem 50 anos e é jornalista desde o ano de 1992, ou seja, há 26 anos, e atualmente desempenha a função de apresentadora/pivô informativa no «Jornal da Noite» da SIC que também é apresentado por Rodrigo Guedes de Carvalho, seu colega de profissão. É filha de Eugénia Sousa e Antero de Sousa e começou o seu percurso profissional em 1986 ainda durante o percurso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas, altura em que aspirava ser professora de Inglês e de Português.

Estreou-se no mundo da rádio através do ingresso na Rádio Echo que mais tarde teve o nome de Rádio Clube da Parede em maio de 1986. Na Rádio Clube da Parede, Clara de Sousa estava responsável pelos blocos informativos: ler as notícias, fazer reportagens variadas, editar registos magnéticos, conduzir programas, gravar áudios e spots institucionais da estação e spots publicitários. Decorria agosto do ano de 1988 quando o Estado começou a legalizar as rádios piratas, no entanto a Rádio Clube da Parede, onde trabalhava Clara de Sousa, não recebeu alvará e acabou por encerrar. Um ano depois, em novembro de 1989, Clara de Sousa ingressou os quadros da Rádio Marginal, uma das rádios do concelho de Cascais que recebeu alvará de emissão do Estado português após a legalização das rádios piratas, a convite do diretor Luís Montez.

Em 1992 dedicou-se definitivamente ao jornalismo e obteve o título profissional designado pro Carteira Profissional de Jornalista, tendo sido convidada para diretora de informação da estação. Na redação cruzou-se com vários profissionais de destaque no jornalismo entre eles Miguel Dimas (TVI), Jorge Moreira (Ex- Comercial, RCP, RTP2), Carla Jorge de Carvalho (SIC Notícias), José Figueiras (SIC), Vítor Figueiredo (ex diretor da SIC Radical). Enquanto animadora de rádio, Clara de Sousa teve a seu cargo a apresentação de programas como «A Baía de Cascais», das 18h às 20h da tarde, «Fim de tarde na Marginal», também das 18h às 20h da tarde e o programa «Sonho Americano», das 18h às 21h da noite sendo o programa «Sonho Americano» um programa de soul e R&B.

Em 1991 Clara de Sousa continuava na Rádio Marginal e estreou-se em televisão a fim de apresentar um programa de desportos radicais, o «Hé Desporto», emitido na RTP 1 aos sábados entre as 12h30m e as 13h00m da tarde. O convite foi feito pela produtora Videoplano e neste projeto, Clara fazia também trabalho de locução, produção, reportagem e montagem. No final de 1992 fez testes de admissão de jornalistas e de repórteres para a TVI onde acabou por ser o primeiro rosto dos noticiários do canal decorria o ano de 1993. Em 1996 mudou-se para a RTP – Rádio e Televisão de Portugal a convite de Joaquim Furtado e desempenhou funções como jornalista até ao ano de 2000 nesse canal de televisão. Apresentou ainda o «24 horas» e o «Cais do Oriente», um programa diário sobre a Expo 98.

Já em 2000 entrou para SIC onde começou por ser pivô na SIC Notícias, o canal informativo da estação. A estreia de Clara de Sousa foi em 2001 em dupla com Nuno Santos. Ainda na SIC Notícias fez dupla com os colegas Guilherme Simões, Pedro Mourinho, João Adelino Faria. Ficou responsável pelo «Jornal das 9» e acumulou funções do «Jornal da Noite» de fim de semana na SIC generalista. Em 2004 passou a apresentar o «Primeiro Jornal» na SIC de segunda a sexta-feira em paralelo com os programas «Duelo Imprevistos» e «Estado da Arte», da SIC Notícias. Além de José Alberto Carvalho, Clara de Sousa é a única jornalista portuguesa que já apresentou os noticiários dos três canais generalistas. Hoje em dia alterna a apresentação do «Jornal da Noite» com Rodrigo Guedes de Carvalho.

Outro dos programas de televisão em que Clara de Sousa participou foi o programa «Família Superstar», emitido em 2007 pela SIC. Neste programa, Clara de Sousa foi júri em conjunto com Tó Zé Brito e os «Anjos» – Sérgio e Nelson Rosado.

Obras

2011 – «A minha cozinha», Editora Livros D’hoje

2014 – «A minha cozinha 2», Editora Livros D’hoje

2017 – «A minha cozinha – Best Of», Editora Casa das Letras

833 Visualizações 1 Total
833 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.