António Ribeiro Cristóvão

Biografia de António Ribeiro Cristóvão um jornalista, radialista e comentador desportivo português que fez cobertura de vários Europeus e Mundiais de Futebol ao longo da sua carreira

Biografia de António Ribeiro Cristóvão, um jornalista, locutor de rádio e comentador de futebol de nacionalidade portuguesa que se destacou pelo seu trabalho em rádio como locutor e autor de vários programas desportivos.

ribeiro-cristovao-0311091167d25b_630x354

Nome completo: António Ribeiro Cristóvão

Data de nascimento: Nasceu no dia 7 de julho de 1939 (tem 78 anos)

Local de nascimento: Cunqueiros, Sobreira Formosa, Proença-a-Nova, em Portugal

Nacionalidade: Portuguesa

Ocupação: Jornalista, locutor de rádio e comentador desportivo

António Ribeiro Cristóvão é um jornalista, locutor de rádio e comentador desportivo (particularmente de futebol) português que nasceu no dia 7 de Julho de 1939 na aldeia de Cunqueiros, freguesia de Sobreira Formosa, no concelho de Proença-a-Nova, em Portugal. Aos 18 anos (1957) mudou-se para Angola onde começou por ser empregado comercial na CUCA – Companhia União de Cervejas de Angola. No ano seguinte, António Ribeiro Cristóvão ingressou no mundo da rádio, tendo começado por ser locutor de rádio na Rádio Clube do Moxico, em Angola. De 1960 a 1963 cumpriu o serviço militar obrigatório e mais tarde regressou ao mundo da rádio, integrando a Rádio Clube de Huambo, também em Angola, onde trabalhou durante 12 anos, entre 1963 e 1975.

Depois de começar a sua carreira jornalística em África, Angola, e de já ter alguma notoriedade no ramo, António Ribeiro Cristóvão foi um dos jornalistas daquela época que se viu forçado a regressar ao país de origem – Portugal – a seguir à revolução de 25 de Abril de 1974. Chegou a Portugal no período pós revolução dos cravos, em 1976 e já em Lisboa começou a trabalhar na Rádio Renascença (RR) onde chegou a ser chefe de redação. Após o recomeço na rádio, na década de 70, Ribeiro Cristóvão, em conjunto com Artur Agostinho, criou e dirigiu o departamento de Desporto da Rádio Renascença (RR). Com o novo departamento surgiram os programas desportivos “Bola Branca” (que se mantem até aos dias de hoje) e “Frente Desportiva” onde o futebol era o tema de destaque através de relatos de jogos, noticiários, antevisões que António Ribeiro Cristóvão apresentou ao longo de mais de 20 anos. Ainda na Rádio Renascença há vários acontecimentos e trabalhos que marcam a carreira deste jornalista português tais como a cobertura da atividade parlamentar na Assembleia da República, onde trabalhou como repórter entre 1977 e 1981. Em 1980 tornou-se responsável pelo departamento desportivo da Emissora Católica Portuguesa, Rádio Renascença e em 1982 acompanhou a primeira visita do papa João Paulo II a Portugal. No mesmo ano, 1982, António Ribeiro Cristóvão começou também a colaborar com a RTP – Rádio e Televisão de Portugal onde trabalhou até 1994 apresentando o programa “Domingo Desportivo”, “Troféu”, “Girabola” e assegurando a edição diária de “Remate”, assim como alguns concursos do canal. Apresentou ainda “Primeira Mão” e “Bancada Aberta” na RTP Internacional e RTP África, canais destinados às comunidades de língua portuguesa.

Em maio de 1987, ao serviço da Rádio Renascença (RR) acompanhou a vitória do Futebol Clube do Porto na Taça dos Campeões Europeus, um dos serviços mais relevantes na sua carreira.

Fez também a cobertura jornalística dos campeonatos europeus de futebol em 1984 em França, em 1996 em Inglaterra, em 2000 na Holanda, em 2004 em Portugal, tendo também participado na cobertura da cerimónia onde foi anunciado que Portugal seria o organizador do Europeu de Futebol 2004 e esteve também na cobertura dos mundiais de futebol de 1982 em Espanha e de 1986 no México.

Em 2001 António Ribeiro Cristóvão, militante do PSD – Partido Social Democrata, foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Proença-a-Nova pelas listas do PSD – Partido Social Democrata (entre 2001 e 2005). Foi deputado, eleito pelo círculo de Castelo Branco, à Assembleia da República e pertenceu à Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Para exercer a atividade no parlamento, o jornalista e locutor suspendeu a atividade jornalística mas manteve sempre a ligação à Rádio Renascença onde continuava a ser diretor de informação desportivo. Atualmente é presença habitual em comentário no canal televisivo SIC.

Prémios e Condecorações

Medalha de Mérito Desportivo

Prémio Nacional Bento Pessoa

Prémio Nacional Cândido Oliveira

Prémio “Rugido de Leão” atribuído pelo Sporting Clube de Portugal

Vários prémios de Jornalismo

 

273 Visualizações 1 Total
273 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo