Agence France-Presse

Apresentação da agência noticiosa Agence France-Presse, de França.

A Agence France-Presse (AFP), ou Agência France Presse (AFP) é uma agência de notícias francesa que é considerada como uma das mais prestigiadas de todo o mundo, entre as agências noticiosas que existem no mundo da comunicação social e do jornalismo.

agence france press

A Agence France-Presse (AFP), ou Agência France Presse (AFP) é uma agência de notícias de França que foi fundada no ano de 1835, na altura com o nome de «Agência Havas» e a sua sede era no chamado «Arrondissement de la Bourse» na cidade de Paris, a capital francesa. O «Arrondissement de la Bourse» é numa zona central da cidade de Paris e localiza-se na margem direita do rio Sena (ou, em francês, «La Seine») que é o rio que banha a capital do país e que tem 776km e comprimento. Junto à sede da agência localiza-se atualmente a área de negócios importante da cidade e ainda as galerias mais famosas: a Galerie Vivienne e a Passage des Panoramas. A Agence France-Presse (AFP) é ao lado da Associated Press (AP) e da Thomson Reuters, duas agências de notícias também com delegações sede em França.

A Agence France-Presse (AFP) tem como comité executivo figuras como o francês Emmanuel Hoog, de 55 anos, que é o presidente e CEO da agência de notícias. Fabrice Lacroix que é diretor geral da agência France Press e ainda Michèle Léridon que é responsável pela direção da informação. Gregory Berthelot é o vice-presidente executivo e também o diretor administrativo e financeiro, Marielle Eudes é responsável pelo sector fotográfico da instituição sendo diretora de fotografia, Juliette Hollier-Larousse é responsável pela parte de vídeo da agência ocupando o cargo de diretora de vídeo, Sophie Huet-Trupheme é a assistente do diretor de informação, Philippe Le Blon é o diretor dos recursos humanos da agência, Stéphae Marcovitch é o diretor de vendas e diretor do departamento de marketing, Philippe Onillon é o diretor de cursos profissionais e cursos de escrita da agência, Caroline Raveton é a diretora dos sistemas de informação, Christphe Schmidt é assistente do diretor de informação, Sylvie Vormus é a diretora de comunicação e diretora de marca e Christophe Walter Petit é o diretor jurídico da agência.

Os órgãos de direção regionais da Agence France-Presse (AFP) são os seguintes: Pierre Ausseill é o diretor da região da América Latina, Boris Bachorz é o diretor da região de África, Jean-Luc Bardet é o diretor da região de França, Christine Buhagiar é a diretora da região da Europa, Christian Chaise é o diretor regional do Médio Oriente e África do Norte, Brigitte Dusseau é a diretora da região da América do Norte e Philippe Massonnet é o diretor da região da Ásia e do Pacífico.

Atualmente a Agence France-Presse (AFP) conta com mais de dois mil colaboradores e todo o mundo, de oitenta nacionalidades diferentes e que estão espalhados por 151 países em cerca de duzentos escritórios. Em França, a Agence France-Presse (AFP) encontra-se com delegações em Ajaccio, em Bordéus, em Brest, em Caen, em Clermont-Ferrand, em Dijon, em Estrasburgo, em Grenoble, em Lille, em Marseille, em Metz, em Montpellier, em Nantes, em Nice, em Paris (a principal), em Rennes, em Toulouse e em Tours. Na Europa a Agence France-Presse (AFP) conta com as delegações no Cazaquistão, na Turquia, na Grécia, em Espanha, na Sérvia, na Alemanha, na Bélgica, na Roménia, na Hungria, na Dinamarca, na Suécia, na Suíça, nos Países Baixos, na Finlândia, na Ucrânia, no Reino unido, no Luxemburgo, em Milão, na Rússia, na Noruega, na Bulgária, na Geórgia, na Albânia, na Polónia, na Áustria, na Croácia e em Portugal. A sede no país de Portugal é na capital, a cidade de Lisboa.

Com uma vasta cobertura de acontecimentos mediáticos a nível mundial, a Agence France-Presse (AFP) é uma agência e notícias que pretende difundir a informação de forma rápida, confiável, imparcial e completa. Trata os acontecimentos de todo o mundo através de artigos com fotografias, vídeos, gráficos animados ou estáticos, sons, etc. Os principais temas da agência noticiosa francesa são a política, a economia, o meio ambiente, a saúde, o desporto e a tecnologia.

125 Visualizações 1 Total
125 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo