Adelino Gomes

Biografia do jornalista e locutor português, Adelino Gomes

Biografia do jornalista e locutor Adelino Gomes que trabalhou no Rádio Clube Português, na Rádio Renascença e ainda diretor de programas na RTP.

adelino gomes

Nome completo: Adelino Clemente Gomes

Data de nascimento: Nasceu no dia 10 de agosto de 1944 (tem 73 anos)

Local de nascimento: Freguesia de Marrazes, em Leiria, Portugal

Nacionalidade: Portuguesa

Ocupação: Jornalista e locutor

Adelino Clemente Gomes, conhecido apenas por Adelino Gomes no meio da comunicação social e do jornalismo, é um locutor e jornalista português que nasceu no dia dez do mês de agosto do ano de 1944. Tem 73 anos e dedicou quarenta e dois desses anos de vida à prática do jornalismo e à área da comunicação em geral que, de resto, ainda o acompanha aos dias de hoje. Nasceu na freguesia de Marrazes, uma freguesia que se localiza na cidade de Leiria, que se localiza na Beira Litoral, na região Centro de Portugal. Adelino Gomes frequentou o Liceu Nacional de Leiria e mais tarde, já na faculdade, estudou Filosofia e Direito na Universidade de Lisboa. No entanto nenhum dos cursos foi concluindo porque Adelino decidiu dedicar-se ao jornalismo.

Destacou-se no mundo da rádio como locutor do Rádio Clube Português, da Rádio Renascença e da Deutsche Welle, uma rede pública de rádio (como a RDP em Portugal) e televisão da Alemanha com sede em Bonn e Berlim. Foi ainda diretor de informação e realizador de programas na Radiodifusão Portuguesa, a RTP – Rádio e Televisão de Portugal. Um dos trabalhos que mais notoriedade deu a Adelino Gomes foi a cobertura da revolução de 25 de abril de 1974, uma altura em que também era colaborador do repórter alemão Horst Hano da ARD, o primeiro canal da televisão alemã. Cobriu acontecimentos como o 11 de Março de 1975, o início da guerra civil em Angola e da guerra civil em Timor. Foi um dos fundadores do jornal «PÚBLICO» em 1989 e chegou a ser diretor adjunto e redator principal do jornal.

De 2008 a 2010, Adelino Gomes desempenhou o cargo de Provedor do Ouvinte da RDP, num cargo a que sucedeu a José Nuno Martins. Foi professor na ESCS – Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa desde o ano de 1975 até ao ano de 1981 e na Escola Superior de Jornalismo do Porto no ano de 1986. Ainda deu aulas na Universidade Autónoma de Lisboa desde 1992 até ao ano de 2002. Foi ainda formador no CENJOR – Centro de Formação Protocolar para Jornalistas e foi o coordenador do Curso de Formação de Jornalistas e Animadores de Emissão da Rádio TSF.

É doutorado em Sociologia e especializou-se na área de Sociologia da Comunicação, da cultura e da educação em 2011, no ISCTE –IUL um instituto universitário público da cidade de Lisboa, especializado em áreas como ciências empresariais, ciências sociais, tecnologia e arquitetura. A sua tese de doutoramento era intitulada como «O telejornal e o zapping na era da internet. Estudo de comportamento de editores e telespectadores nos jornais televisivos das 20 horas da RTP, SIC e TVI (2006-2010).

Trabalhou ainda no jornal «PÚBLICO», jornal que ajudou a fundar. Recebeu o prémio «Igrejas Caeiro» que distingue carreiras radiofónicas. Recebeu o prémio no ano de 2015 na SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.

Adelino Gomes dedicou-se ainda a formar jovens jornalistas através de cursos universitários e atualmente é investigador no CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.

Obras publicadas:

1999 – «O 25 de Abril de 1974 — 76 fotografias e um retrato»

Dezembro de 1999 – «Portugal Dois Mil e Vinte», Editora Fenda Edições

Abril de 2004 – «As flores nascem na prisão», Editora Editorial Notícias

2004 –  «Carlos Gil – um fotógrafo na revolução»

2006 – «Os dias loucos do PREC» (coautor)

Outubro de 2012 – «Nos bastidores dos telejornais», Editora Tinta da China

Junho de 2017 – «Os rapazes dos tanques», Editora Porto Editora, S.A

Foi ainda coautor do disco «O dia 25 de Abril» (duplo álbum com a reportagem sobre a revolução).

Prémios e distinções:

2015 – Prémio «Igrejas Caeiro» que distingue carreiras radiofónicas. Recebeu o prémio na SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.

249 Visualizações 1 Total
249 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo