Acontecimento Mediático

Apresentação do conceito de Acontecimento Mediático, um termo da área da comunicação social

Um Acontecimento Mediático é um evento espontâneo ou planeado que atrai a atenção dos meios de comunicação social

Por acontecimento mediático entende-se todo o tipo de eventos que sejam susceptíveis de interesse por parte dos órgãos de comunicação social sejam eles revistas, jornais impressos, suplementos, canais de televisão, estações de rádio, jornais online, empresas noticiosas e plataformas de distribuição de informação online como blogues etc. Os órgãos de comunicação social são organizados e regulados pela ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social e existem leis específicas para cada um deles como por exemplo a Lei de Imprensa, a Lei da Rádio e a Lei da Televisão, pelas quais os órgãos se devem orientar e respeitar no exercício das suas funções, em particular quando se deslocam para acompanhar qualquer que seja o acontecimento mediático.

Os acontecimentos mediáticos podem ser acontecimentos que surgem de forma espontânea ou acontecimentos que são planeados. Dentro dos acontecimentos mediáticos planeados pode-se falar no conceito de agenda ou de agendamento. Os acontecimentos mediáticos planeados são acontecimentos de agenda, ou seja, são eventos que os órgãos de comunicação social e consequentemente os chefes, diretores, editores, jornalistas e repórteres já estão a prever que vão acontecer. Já foram planeados e a comunicação social já foi avisada sobre a data, hora e local em que o acontecimento vai ocorrer. Neste caso, em que os acontecimentos são comunicados à imprensa ou órgãos de comunicação pode ser feito um comunicado de imprensa que é feito com o intuito de informar sobre o evento e dar mais informações aos jornalistas…uma espécie de convite ao evento que vai acontecer. Geralmente os comunicados de imprensa são enviados para as redações dos meios de comunicação com dois ou três dias de antecedência ao evento e são elaborados por um assessor de imprensa ou por um relações públicas. É um veículo de comunicação essencial para as empresas hoje em dia e geralmente é enviado via email para as redações. Os acontecimentos mediáticos planeados e em agenda podem ser dos mais diversos tipos e entre eles estão as conferências de imprensa, que são eventos agendados previamente por uma entidade ou personalidade que queira transmitir à comunicação social, representada pelos respetivos órgãos de comunicação na figura dos jornalistas, uma determinada informação sobre um acontecimento, assunto ou evento. São exemplos de acontecimentos mediáticos planeados por exemplo conferências de imprensa de antevisão de jogos de futebol, que acontecem antes e depois do jogo, conferências dadas por órgãos de soberania do Estado Português sobre um determinado assunto, apresentação de uma marca ou produto por parte de uma empresa, lançamento de um livro ou outro tipo de produto. Os acontecimentos mediáticos espontâneos são os eventos ou situações que acontecem sem estarem agendadas e que carecem da presença dos órgãos de comunicação social por serem de interesse público para o público-alvo da publicação. Estes eventos são comunicados às redações quando estão a decorrer ou então são os jornalistas que têm conhecimento sobre o evento. Todos os acontecimentos mediáticos espontâneos obrigam, à partida, à deslocação do jornalista e/ou repórter até ao local onde os factos ocorreram e muitas das vezes obriga também a que se organize ‘em cima da hora’ uma equipa de reportagem seja do jornal, do canal de televisão ou da estação de rádio, para se fazer a cobertura do acontecimento.

Os acontecimentos mediáticos espontâneos podem ser por exemplo incêndios urbanos e/ou rurais, assaltos, acidentes, cheias, acompanhamento de uma entidade ou figura individual de destaque para a sociedade em alguma atividade (por exemplo Primeiro Ministro ou Presidente da República), outras situações como manifestações não programadas, etc. Todas as situações que tenham implicações sociais e ou humanas e que sejam de interesse público são acontecimentos mediáticos e por isso mesmo captam a atenção dos órgãos de comunicação social e dos jornalistas que se deslocam para entender esse mesmo acontecimento, recolher os factos, realizar entrevistas e depois sim apresentar o trabalho e produto jornalístico final nos meios de comunicação e nas entidades que representam sejam de que ordem for e em que moldes for: apenas escrito, escrito e imagem, escrito, imagem e vídeo, só imagem, só vídeo, apenas áudio etc.

Do lote de acontecimentos mediáticos que marcaram Portugal em 2017 podemos realçar os incêndios dos meses de Outubro e o incêndio de Pedrogão Grande que vitimou dezenas de pessoas, foi o ano em que Portugal recebeu o Papa Francisco no Santuário de Fátima, em que Salvador Sobral, em representação de Portugal venceu a final do Festival Eurovisão da Canção.

60 Visualizações 4 Total
60 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo