Fonte de Informação

Em Jornalismo uma fonte de informação é uma entidade portadora de informação.

São consideradas fontes de informação pessoas individuais, pessoas coletivas que falem em representação de uma entidade, documentos escritos ou documentos audiovisuais. As fontes de informação subdividem-se em duas categorias: as fontes oficiais e as fontes não oficiais. Por fonte oficial entende-se políticos, líderes religiosos e empresários. Por fontes não oficiais entende-se fontes anónimas, sindicatos e organizações não governamentais.

A fonte de informação é o meio do qual o Jornalista se serve para obter conhecimento sobre um determinado assunto ou acontecimento, muitas das vezes estando impossibilitado a assistir aos factos na primeira pessoa. Assim sendo, a fonte de informação relata os acontecimentos, dá a sua opinião e o Jornalista certifica a veracidade da informação transmitida pela fonte. Quanto à transmissão da informação existem várias possibilidades de a mesma chegar até ao Jornalista como por exemplo presencialmente – quando um jornalista recorre diretamente à fonte de informação no local em que ocorreu um determinado acontecimento; através das rondas telefónicas efetuadas na redação – quando o Jornalista recorre ao contacto com fontes oficiais para confirmar a informação e obter mais pormenores ou através de press releases efetuados por assessorias de comunicação.

Cabe ao Jornalista certificar a veracidade das informações transmitidas pela fonte, tratar essas mesmas informações e retificá-las sempre que seja necessário – A informação pode ser desmentida, corrigida e completada para que a verdade prevaleça sempre na difusão da informação sendo que as fontes mais comuns são as fontes oficiais.

Por fim, a fonte de informação tem um papel extremamente importante no processo de difusão de informação/processo jornalístico e como tal coloca o jornalista perante uma especial responsabilidade na procura da verdade no interesse do público em conhecê-la e não na satisfação de uma ambição pessoal, daí a fonte de informação ter que respeitar o conceito de transparência para que o Jornalista possa fazer uso das informações por ela transmitidas.

59 Visualizações 1 Total
59 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter