Alma

Conceito de Alma

O termo alma tem origem etimológica no grego anemos e que significa “ar”, “sopro”. A palavra latina anima significa também “vida”, “espírito”, “sede do pensamento”. A palavra alma assumiu especial importância no contexto religioso onde significa a parte espiritual, imaterial e eterna do Homem e, em determinadas religiões, de tudo o que está vivo. Deste conceito de alma, e mais no âmbito da estética, deriva um outro e que designa a alma como o espírito que anima qualquer coisa, dando-lhe o poder de pensar e sentir tornando-a semelhante a um ser vivo.

Em termos filosóficos, a alma surge primeiro como o princípio da organização do ser vivo, sendo utilizada para explicar a complexidade da vida e para articular as diversas funções vitais. Aristóteles, por exemplo, em “Da Alma” explora detalhadamente o conceito e estuda as suas diversas manifestações e funções nos seres vivos, apresentando essas manifestações numa espécie de hierarquia. No topo desse hierarquia, apenas aplicável ao Homem, a alma tem uma função “intelectiva”, a qual conduz a um sentido espiritual e metafísico, surgindo assim como a verdadeira essência do Homem, aquilo que lhe dá acesso à liberdade e à moral.

15941 Visualizações 2 Total
15941 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo