Abstrato

Apresentação do conceito / significado de Abstrato – O termo “abstrato” designa uma entidade sem localização espácio-temporal definida (…)

Conceito de Abstrato

Abstrato

No âmbito da filosofia, o termo Abstrato designa uma entidade sem localização espácio-temporal definida, que resulta de uma ação intelectual de abstração, opondo-se assim a tudo o que é concreto. É, portanto, todo o tipo de representação que não tem correspondência com nenhum conceito ou dado captado pelos sentidos, tornando-se, por isso, de difícil compreensão.

O termo abstrato é usado em muitos outros contextos nomeadamente na gramática, nas artes e até mesmo com sentidos figurados e coloquiais. Num sentido mais figurado, abstrato significa alheado, distraído, absorto; já num sentido mais coloquial adquire o significado de vago, impreciso; na gramática é usado para qualificar substantivos – um substantivo abstrato é aquele que designa ações, qualidades os estados e que não têm existência própria, sendo apenas uma construção da mente (exemplos: beleza, bondade, amor, raiva, justiça, …); nas artes é usado para qualificar um tipo de manifestação artística que representa formas e conteúdos alheios a representações figurativas e transcendentes à própria realidade (o surrealismo é talvez o melhor exemplo de arte abstrata).

698 Visualizações 1 Total
698 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.