Abelardo

Peter Abelard

Pedro Abelardo foi um filósofo, lógico e teólogo francês que nasceu em Nantes em 1079. Este pensador estudou lógica na juventude sobre a tutela de Roscelino, um dos professores mais procurados na Europa, e monge conhecido pelo triteísmo teológico e pela notória interpretação antirrealista da lógica. A sua vida é conhecida dado o carácter rocambolesco: um celebrado romance e casamento com Heloísa; a castração orquestrada pelo tio de Heloísa; famosas disputas com William de Champeaux. Para além da lógica, Abelardo envolveu-se em debates teológicos, e as suas interpretações da Santa Escritura, tópico no qual Abelardo trabalhou excelsamente o conceito de identidade, foram condenadas pela Igreja em duas ocasiões.

Contudo, os tópicos que mais acompanharam Abelardo no decurso da sua vida intelectual, foram questões metafísicas em torno dos universais e identidade. A argumentação sobre os universais baseava-se essencialmente na ideia de que nenhum universal é algo real se essa existência for independente das atividades mentais e linguísticas que estão envolvidas no processo de significação que ocorre entre o homem e o seu meio. No entanto, Abelardo propôs que esse “condicionamento” não representava um impedimento ao significado objetivo de determinados predicados que são verdadeiros para vários objetos. O paradoxo inerente é que esse “condicionamento”, isto é, o significado e garantia de verdade ou falsidade de uma proposição, não é um objeto no mundo (seja psicológico ou linguístico), e ao mesmo tempo existe e pode ser conhecido objetivamente.

Baseando-se nos comentários de Aristóteles na obra Metafísica, Abelardo distinguiu diferentes espécies de identidade e diferença, sendo mais importante e interessante o contraste entre a identidade de essências e a identidade de propriedades: o primeiro postulado significa que a coisa em questão tem todas as suas partes constituintes em comum; o segundo postulado requer que as coisas sejam definidas de modo igual. Concluindo, Abelardo declarou que os objetos e a matéria que os compõe são iguais no sentido em que há uma identidade essencial, mas diferentes no plano das propriedades.

 

919 Visualizações 4 Total

References:

Luscombe, D.E. (1970 [1969]), The School of Peter Abelard: The Influence of Abelard’s Thought in the Early Scholastic Period, Cambridge, Cambridge University Press.

919 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter