Aborígene Australiano

O termo Aborígene Australiano designa os habitantes nativos da Austrália, descritos por vezes como ‘brancos arcaicos’ e considerados como caucasóides, (…)

O termo Aborígene Australiano designa os habitantes nativos da Austrália, descritos por vezes como ‘brancos arcaicos’ e considerados como caucasóides, com um modo de vida muito primitivo. Fisiologicamente apresentam-se com uma fronte recuada e estreita, arcadas supraciliares acentuadas e fortes mandíbulas; a raiz nasal é deprimida, a pilosidade é abundante e ondulada; a cor do cabelo e da pele é castanho-clara, escurecendo com a idade. O tipo Murrian, do Sul, apresenta uma pigmentação moderada e uma constituição mais robusta do que o tipo Carpentarian, do Norte.

Os aborígenes autralianos, que podem ter chegado à Austrália vindos da Ásia, têm sido comparados com populações atuais e fósseis desde a Arábia até aos Ainu. Os primitivos habitantes da Tasmânia, atualmente extintos, estavam também relacionados com os aborígenes australianos, sendo contudo de menor estatura e com pele mais escura, de cabelo crespo e crânio provido de uma carena ladeada por duas depressões laterais (designada lofocefalia).

312 Visualizações 2 Total
312 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo