Shiatsu

Conceito de Shiatsu: O termo Shiatsu (palavra japonesa que significa “pressão dos dedos”) designa uma uma terapêutica não-convencional…

Conceito de Shiatsu

O termo Shiatsu (palavra japonesa que significa “pressão dos dedos”) designa uma uma terapêutica não-convencional importada do Japão, onde teve a sua origem há milénios, mantendo-se ainda hoje como um sistema tradicional de cuidados de saúde. O seu sistema e filosofia enquadram-na no grupo das terapias holísticas para tratamento da mente, corpo e espírito, estando relacionada com uma antiga terapia de massagem oriental chamada Anma. Esta terapia implica friccionar e comprimir o corpo para tratar distúrbios comuns. O Amna evoluiu paralelamente com a Acupunctura e a Fitoterapia Chinesa, mas acabou por se fixar mais no Japão, por volta do séc. XVI. No início do séc. XX, os terapeutas de Anma começaram a recolher conhecimentos e técnicas da Osteopatia e Quiroprática e combinaram-nos com o sistema tradicional de tratamento do corpo, para desenvolver o Shiatsu. Foi no Japão, a partir da segunda década do séc. XX, que a arte mais se desenvolveu, atingindo um elevado grau de excelência. A partir da segunda metade do séc. XX começou a disseminar-se também no Ocidente, onde obteve o estatuto da mais eficaz massagem terapêutica e de relaxamento.

O terapeuta de Shiatsu aplica pressão em pontos dos meridianos para estimular o Ki (palavra japonesa para Chi ou Energia Vital). O tratamento envolve diferentes técnicas para aliviar a dor e libertar a energia bloqueada que provoca um problema particular. O Shiatsu actua ao nível do sistema energético do corpo, aliviando o stress, acalmando o sistema nervoso e estimulando o sistema circulatório e imunitário. O tratamento através do Shiatsu é semelhante ao da Acupunctura, em que são estimulados pontos de pressão no corpo, mas em que se utilizam os dedos, as palmas das mãos, cotovelos, braços, joelhos e pés em lugar de agulhas.

258 Visualizações 1 Total
258 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter