Massagem Terapêutica

Conceito de Massagem Terapêutica: A massagem é um dos meios mais naturais de atenuar a dor e o desconforto. A massagem terapêutica provem da…

Conceito de Massagem Terapêutica

A massagem é um dos meios mais naturais de atenuar a dor e o desconforto. A massagem terapêutica provem da medicina tradicional chinesa, mas também contém aspetos em comum com a medicina indiana e persa. Esta terapia foi mencionada pela primeira vez por escrito aproximadamente em 2760 a.C. (Moretti, & Caro, s/d).

Segundo Wood (1984; cit. por Moretti, & Caro, s/d), Hipócrates utilizava a massagem nas suas intervenções terapêuticas. Por sua vez, Asclepíades utilizava apenas as massagens na sua prática médica.

De acordo com Fritz (2001; cit. por Moretti, & Caro, s/d), as técnicas de massagem terapêutica podem substituir a utilização de fármacos, ou seja, podem ser usadas como um suplemento de auxílio à terapia farmacológica podendo, desta forma, diminuir as dosagens e a durabilidade do uso desta. A utilização das massagens para o tratamento da ansiedade, da depressão e da dor crónica pode ser vantajosa em conjunto com um tratamento pluridisciplinar.

As noções básicas que explicam os resultados da massagem terapêutica baseiam-se no princípio de que esta atua diretamente nos tecidos moles do corpo estimulando, assim, o sistema nervoso. O sistema nervoso responde às técnicas da massagem terapêutica através da estimulação dos recetores sensoriais pelo toque. Assim, esta estimulação sensorial suspende um padrão presente nos centros de controlo do sistema nervoso central, o que provoca uma alteração dos impulsos motores. Esta alteração carrega uma mudança da homeostase e organiza os padrões vitais e a libertação de neurotransmissores (Moretti, & Caro, s/d).

As pesquisas realizadas apontam que determinados problemas psicológicos são provocados pela desregulação ou falta de substâncias bioquímicas. Deste modo, a massagem terapêutica regula esses níveis bioquímicos, diminuindo os sintomas de ansiedade e os traços depressivos (Moretti, & Caro, s/d).

99 Visualizações 1 Total

References:

  • Moretti, F., & Caro, L. (s/d). Terapias comportamentais para depressão.
99 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo