Tumor Fibróide Uterino

Conceito de Tumor Fibróide Uterino: O Tumor Fibróide (ou Fibróide Uterino), também designado por leiomioma, é um tumor benigno (não canceroso) constituído…

Conceito de Tumor Fibróide Uterino

O Tumor Fibróide (ou Fibróide Uterino), também designado por leiomioma, é um tumor benigno (não canceroso) constituído essencialmente por tecido fibroso e forma-se no músculo do útero. A sua evolução é lenta e o seu tamanho varia entre os 2,5 cm e mais de 30 cm.

Geralmente estes tumores não manifestam quaiquer sintomas, sendo detectáveis apenas através de exames ginecológicos. Contudo, em determinadas situações, podem provocar hemorragia menstrual mais abundante (menorragia) eventualmente acompanhada por dores (dismenorreia).

Embora não esteja determinada a sua causa, acredita-se que esteja associada ao ciclo menstrual da mulher. Durante esse ciclo, o útero sofre uma dilatação em resposta às hormonas sexuais, diminuindo depois no período menstrual. Se uma determinada zona do útero não acompanhar a diminuição de volume ocorrida no resto do útero, essa zona crescerá um pouco mais em cada ciclo levando à formação do fibróide.

Em determinados casos os fibróides poderão originar a esterilidade e podem ser responsáveis pela ocorrência de abortos espontâneos. O seu tratamento varia consoante os sintomas que origina.

1013 Visualizações 1 Total
1013 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo