Tuberculose

O que é a tuberculose, como se transmite, quais os seus principais sintomas, quais os tratamentos desta doença.

O que é a Tuberculose

A tuberculose é causada por microorganismos da género Mycobacterium – o mais prevalente é o Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Esta doença está mais associada a doença pulomonar, no entanto, também pode ocorrer doença noutros orgãos, como a pele, rins, cérebro e outros.

Transmissão  

Esta doença transmite-se através do contacto com secreções contaminadas, o que pode acontecer devido a tosse ou espirro da pessoa infectada, ou mesmo uma conversa próxima. No entanto, os únicos indivíduos contagiantes são os que apresentam tuberculose pulmonar.

Após contacto com a bactéria podem ocorrer três cenários:

  • há desenvolvimento de doença, pois o sistema imunológico não conseguiu controlar a doença; começa a ocorrer os sintomas de tuberculose pulmonar;
  • não ocorre desenvolvimento da doença logo após a infecção; a bactéria fica no organismo em estado latente; no entanto, se houver alguma depressão do sistema imune, a bactéria pode ficar novamente activa. A maioria dos casos de tuberculose extra-pulmonar ocorre desta forma;
  • o sistema imunitário consegue eliminar a bactéria do organismo , nunca ocorrendo doença, nem havendo risco de ocorrer doença no futuro.

Sintomas

A tuberculose pulmonar é a manifestação mais comum da doença. Assim, os sintomas serão muito idênticos a uma infeccção pulmonar, apresentando suores, calafrios, dores no peito, expectoração com sangue, entre outros. No entanto, o que distingue a esta de uma pneumonia é o seu desenvolvimento lento, que pode durar semanas; enquanto a pneumonia estabelece-se mais rapidamente, no espaço de horas/dias.

Tratamento

Os doentes que apresentam sintomas são tratados durante 6 meses com um conjunto de medicamentos. Os portadores assintomáticos são tratados também durante 6 meses, mas apenas com um medicamento – normalmente a Isoniazida.

Nota: este texto é meramente descritivo e não constitui nem substitui a conselhamento médico.

481 Visualizações 1 Total
481 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo