Síndrome

Conceito de Síndrome – Síndrome é um termo proveniente do grego “syndromé”, que tem como significado “reunião”, sendo que a medicina explica o (…)

Conceito de Síndrome

Síndrome é um termo proveniente do grego “syndromé”, que tem como significado “reunião”, sendo que a medicina explica o conceito como um conjunto (“reunião”) de sinais e sintomas que podem ser representativos de uma determinada doença ou problema/condição, sendo que nem sempre uma causa pode ser identificada. Alguns especialistas consideram as síndromes como “mistérios médicos”.

O termo síndrome e doença são comumente confundidos, contudo, tratam-se de conceitos diferentes. A doença é uma condição que prejudica o funcionamento normal do organismo, e que se caracteriza por uma causa reconhecida, um conjunto identificável de sinais e sintomas, e alterações anatómicas consistentes.

Atualmente podem ser identificadas inúmeras síndromes, sendo que estas são geralmente nomeadas de acordo com o especialista que as primeiramente identificou, de acordo com o nome do paciente ao qual foi feito o diagnóstico, ou então considerando os efeitos fisiopatológicos que caracterizam a síndrome, ou os órgãos e estruturas corporais que são afetados. Podem ainda surgir, embora mais raramente, referências históricas ou geográficas.

 

907 Visualizações 1 Total
907 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter