Proteína

Conceito de Proteínas:

As proteínas são macromoléculas formadas por pequenas moléculas de aminoácidos. Encontram-se em todas as células e a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.

As proteínas são responsáveis pela formação, renovação e manutenção das estruturas das células e dos tecidos, devendo fazer parte em 15% a 20% das necessidades diárias.

Importância das Proteínas na Alimentação Humana:

Existem proteínas de origem animal, como o leite, ovos, carne, peixe, queijo e de origem vegetal, como feijão, grão, ervilhas e favas. Do total previsto, metade devem ser de origem animal e o restante de origem vegetal.

Em termos práticos é recomendada a ingestão de 100 gr de peixe por dia e de 100 gr de carne, de preferência magra, algumas vezes por semana. Em relação ao leite as necessidades diárias rondam os 500 ml para um adulto.

Estes alimentos de origem vegetal, como as ervilhas, favas, feijão, entre outros, podem substituir algumas refeições de carne, se forem ingeridos em simultâneo, a quantidade de carne deve ser reduzida para metade do habitual.

Quantidade de proteínas de origem animal
100 g de carne ou peixe crus 20 g
2 ovos 12 g
2 dl de leite 6 g
30g de queijo flamengo 6 g
1 iogurte liquido magro e não açucarado 6 g
Quantidade de proteínas de origem vegetal
8 a 10 colheres de sopa de ervilhas/favas cozidas 15 g
5 colheres de sopa de feijão/grão cozidos 10 g
2809 Visualizações 1 Total
2809 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo