Ossos do Corpo Humano

Os ossos do corpo humano possuem grande importância para a função do ser humano. A sua formação é a partir de uma ossificação, um processo que pode ser intramembranoso (ou seja que ocorre dentro das membranas do tecido conjuntivo) ou endocondral (onde a formação ocorre sobre um molde de cartilagem). Contudo, em ambos os processos as formas seguem os mesmos princípios: o osso é formado a partir de membrana de tecido conjuntivo (que se designa por periósteo).

O sistema esquelético possui várias funções importantes, das quais podemos destacar: a sustentação dos tecidos moles do nosso corpo, e a proteção dos órgãos, caso onde se destaca por exemplo a caixa torácica que fornece proteção ao coração e aos pulmões. Além destas funções os ossos são ainda responsáveis pelo movimento, em união com os músculos e articulações, pelo armazenamento e libertação de vários minerais para o sangue, a produção de células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquentas), e o armazenamento de triglicéridos. Os ossos são responsáveis também por mais de noventa e cinco por cento do cálcio que nós possuímos no nosso corpo. Naturalmente os ossos são formados por substâncias orgânicas, onde destaca-se o papel do colagénio, e também inorgânicas (como o supracitado cálcio, mas também outros minerais como o potássio). Por esse motivo os ossos são bastantes resistentes a traumas.

Podemos classificar os ossos do corpo humano em várias classes: podemos chamá-los de ossos curtos (onde destacamos os ossos das mãos), ossos longos (sendo o maior exemplo o fémur), ossos irregulares (como é o caso das vértebras) e ossos planos (como são os ossos das costelas).

Os ossos são parte de uma estrutura viva e orgânica, por isso sofrem com o tempo alterações, e existem ocasiões que podem ser acometidos por doenças, como é o caso da osteoporose.

A área da medicina que estuda o comportamento dos ossos chama-se de ortopedia e tem por objeto de estudo os 206 ossos que existem no ser humano. É na medula óssea que as células do sangue são formadas.

Podemos dividir os ossos do corpo humano em várias partes:Ossos do crânio: Osso frontal, Osso parietal, Osso temporal, Osso occipital, Osso esfenóide, Osso etmóide. Estes ossos são quase todos pares, excepto o frontal, o esfenóide, o etmóide e o occipital.Ossos da face: Osso zigomático, Osso maxilar, Osso nasal, mandíbula, Osso palatino, Osso lacrimal, vómer, concha nasal inferior.

Nos ouvidos: martelo, bigorna, estribo

No pescoço: Osso hióide

Na cintura escapular: clavícula, omoplata

No tórax: esterno, costelas

Na coluna vertebral: vértebras cervicais, vértebras lombares, vértebras torácicas

Nos braços: úmero, côndilo do úmero, cúbito, rádio, cabeça do rádio

Nas mãos: escafoide, semilunar, piramidal , pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato , hamato, metacarpicos, falange proximal, falange média , falange distal

Na cintura pélvica: osso do quadril, sacro, cóccix

Nas pernas: fémur , articulação do quadril, grande trocânter do fémur, côndilo do fêmur, patela, tíbia, perónio.

No pé: ossos do tornozelo, calcaneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cubóide,  metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais.

O osso é formado pela matriz óssea e por três tipos de células:

  • Osteócitos,
  • Osteoblastos,
  • Osteoclastos

Osteócitos: Estão dentro da matriz óssea, e comunicam entre si, por onde passam pequenos iões que é uma característica essencial para a manutenção da matriz. Quando uma destas células morre é reabsorvida pela matriz.

Osteoblastos: Estes são os que são responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz, ou seja pela formação de colagénio tipo I. Concentram quantidades significativas de fosfato de cálcio e participam da mineralização óssea. Ao ser formada a matriz e ao redor dos osteoblastos, enquanto não está calcifica chamamos de osteoide. Várias hormonas e sinalizadores relacionam-se com a atividade dos osteoblastos.

Osteoclastos: Os osteoclastos são células gigantes que são muito ramificadas. Secretam para dentro da matriz óssea iões de Hidrogénio, colageneses e hidrolases e digerem a matriz óssea por dissolverem os cristais de sais de cálcio. A atividade destas células são comandadas pela calcitonina e paratormónio.

Matriz óssea: É uma substância do tecido ósseo onde podemos encontrar lacunas que alojam os osteócitos. É constituída por uma parte inorgânica e por uma orgânica. A inorgânica é principalmente iões de cálcio e fosfato, mas também existem iões de potássio, magnésio, sódio e bicarbonato. O cálcio e o fostafo mostram ter uma estrutura de hidroxiapatita. A parte orgânica é constituída por fibras colagéneas tipo I (cerca de 95 por cento) e uma quantidade pequena de glicoproteínas e proteoglicanas.

Doenças dos ossos: Traumas, escoliose, osteoporose, cancro dos ossos.

3504 Visualizações 6 Total
3504 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo