Osso Malar

O osso malar também conhecido como osso zigomático (os zygomaticum), é um osso que faz parte da cabeça óssea e que existe em número par, de dois, e que faz parte da face, do maciço ósseo da mesma. Vulgarmente este osso é conhecido como “o osso da bochecha” por causa da posição que ocupa na face. Situa-se portanto, em cima e lateralmente na face: forma a proeminência da bochecha, parte da parede lateral e assoalho da órbita, e também partes das fossas temporal e infra-temporal. Apresenta o forâmen zigomatico-facial na sua face externa. O bordo regularmente côncavo do osso é superior, e destaca-se neste bordo uma lâmina horizontal que é interna. Dos dois ângulos relacionados com este bordo, o mais agudo dele é anterior. O osso malar articula com o osso frontal, também com a maxila (maxilar superior), com o osso temporal e com a grande asa do esfenóide. Este osso é um osso achatado, que tem uma forma quadrangular e que apresenta duas faces, quatro bordos e quatro ângulos.

A face externa do osso é cutânea. Dá inserção aos músculos zigomáticos e apresenta o orifício zigomático-facial (foramen zigomaticofaciale) do canal têmporo-malar.

A face interna do osso malar apresenta uma porção anterior que se articula com a apófise piramidal do maxilar superior, e uma porção posterior que faz parte das fossas temporal e zigomática, que é o lugar onde se encontra o orifício zigomático-temporal (ou foramen zygomaticotemporale) do canal têmporo-malar.

Osso malar ou Osso Zigomático

O bordo ântero-superior do osso malar faz parte do rebordo orbitário, e dá origem à apófise orbitária ou processus orbitalis), que faz parte da parede externa e inferior da órbita e cuja face interna apresenta o orifício zigomático-orbitário (foramen zygomatico-orbitale), que é o orifício de entrada do canal têmporo-malar.

O bordo póstero-superior dá inserção à aponevrose do músculo-temporal e apresenta o tubérculo marginal (tuberculum marginale).

O bordo intero-inferior articula-se com a apófise piramidal do maxilar superior e o bordo póstero-inferior dá inserção ao músculo masséter. Por sua vez o ângulo superior do osso articula-se com a apófise orbitária externa do osso frontal, e o ângulo anterior do malar articula-se com a apófise piramidal do maxilar superior. O ângulo inferior do osso malar articula-se com a apófise piramidal do maxilar superior. Por fim, o ângulo posterior do osso malar articula-se com a apófise zigomática.

Canal têmporo-mandibular

O canal têmporo-malar atravessa o osso zigomático. Este canal tem a sua origem no orifício zigomático-orbitário da apófise orbitaria, e depois bifurca-se em Y, para se abrir nos orifícios zigomático-facial e zigomático temporal.

12100 Visualizações 2 Total

References:

Anatomia Humana da Locomoção, J.A Esperança Pina
12100 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.