Músculos do tórax

Descrição e apresentação dos músculos do tórax

Os músculos próprios do tórax, ou seja, os músculos que se situam na região costal, são os elevadores das costelas, os intercostais, os subcostais e o transverso do tórax.

Os elevadores das costelas, também designados de supracostais, são 12 músculos em forma de leque que se inserem nas costelas. Dividem-se em curtos e longos, consoante atravessem uma ou duas costelas, respetivamente. A sua ação corresponde a levantar as costelas (ação inspiratória), realizando também uma estabilização intercostal.

Os músculos intercostais ocupam os espaços intercostais, dividindo-se em três camadas, os externos, os médios e os internos. Os intercostais externos elevam as costelas (ação inspiratória), enquanto os intercostais médios e os intercostais internos realizam a depressão das costelas (ação expiratória). A orientação das fibras musculares dos intercostais externos é para a frente e para baixo, enquanto os intercostais médios e internos têm as fibras orientadas para baixo e para trás. A orientação cruzada destes músculos permite conter a cavidade torácica e conferir-lhe resistência.

Os músculos subcostais também se localizam entre as costelas, reforçando a parede do tórax e auxiliando na respiração.

O transverso do tórax, também chamado de músculo triangular do esterno, situa-se internamente na parede anterior do tórax, com a função de reforçar a parede torácica e auxiliar na expiração.

7 Visualizações 1 Total

References:

Moore, K. L., Dalley, A. F., Agur, A. M. R. (2014), Clinically Oriented Anatomy (7th edition) Baltimore: Lippincott Williams& Wilkins (Chap. 1, pp 86-91)

7 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.