Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Gripe A – H1N1

O que é a Gripe A – H1N1; quais são os seus principais sintomas; quais são as formas de transmissão do virus…

O que é a Gripe A – H1N1

A Gripe A – H1N1 consiste numa doença gripal causada pela mutação do vírus da gripe que deu origem ao vírus H1N1. A primeiras manifestações da doença terão ocorrido no México em março de 2009, que rapidamente se espalhou a toda a América do Norte, seguindo-se a Europa, a Oceânia, chegando a todo o mundo em poucos meses. Face à velocidade de propagação, à abrangência geográfica mundial e ao elevado número de casos, a Organização Mundial de Saúde (OMC) declara a doença como pendémica em 25 de Abril de 2009.

Sintomatologia

A maioria dos sintomas da gripe A são idênticos aos da designada gripe sazonal, variando contudo na intensidade. Por exemplo, a febre aumenta rapidamente para valores acima dos 39º e sintomas com as dores de cabeça e do corpo, a sensação de cansaço e a tosse são muito mais intensos na gripe A do que na gripe sazonal. Apresenta-se abaixo um quadro de comparação dos principais sintomas da gripe A e da gripe sazonal.

Sintomas H3N2
(Gripe sazonal)
H1N1
(Gripe A)
Febre < que 39º Início súbito a 39º
Dor de cabeça Menor intensidade Intensa
Calafrios Esporádicos Frequentes
Cansaço Moderado Extremo
Dor de garganta Forte Leve
Tosse Menos intensa Seca e contínua
Muco Forte com congestão nasal Raro
Dores no corpo Moderado Intenso
Ardor nos olhos Leve Intenso

A doença é particularmente grave em pessoas imunodeprimidas (incluindo infetados com VIH/SIDA), nos diabéticos, nas grávidas, em indivíduos com obesidade mórbida ou que sejam portadores de doenças crónicas do foro cardíaco, pulmonar ou renal.

Forma de transmissão

A forma de transmissão do vírus da gripe H1N1 é idêntico ao da gripe sazonal, transmitindo-se de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. O contágio pode também verificar-se quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada em locais ou objetos posteriormente tocados por outras pessoas (por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas), locais onde o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas. O facto de a gripe ser uma doença de fácil transmissão, a sua propagação torna-se em elemento chave na gravidade deste vírus.

O período de incubação do vírus, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o surgimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.

A Gripe A em Portugal:

De acordo com os dados da Direcção Geral de Saúde, o números de óbitos em Portugal relacionados com a gripe A entre 26 de Setembro até 28 de Dezembro 2009, foram de 63 pessoas, tendo sido no Norte o maior número de casos registados. Contudo observou-se que, como era de esperar, que a grande maioria das mortes notificadas estavam relacionadas com indivíduos cujo estado de saúde já estava debilitado (pertenciam aos grupos com factores de risco). Verificou-se ainda uma maior incidência em indivíduos com idades compreendidas entre 50 a 60 anos. E numa análise geral registaram-se que 63% dos indivíduos eram do sexo masculino.

291 Visualizações 1 Total
291 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.