Edwards, Robert

Biografia de Robert Edwards: Robert Geoffrey Edwards nasceu no dia 27 de Setembro de 1925 em Batley, Reino Unido. Foi um biólogo britânico pioneiro na…

Biografia de Robert Edwards

Robert Geoffrey Edwards nasceu no dia 27 de Setembro de 1925 em Batley, Reino Unido. Foi um biólogo britânico pioneiro na área da medicina reprodutiva. Em 1955 obteve o grau de Doutor no Instituto de Genética Animal e Embriologia na Universidade de Edimburgo, após completar os seus estudos em Biologia pela Universidade de Bangor.

Com o contributo de Patrick Steptoe (médico ginecologista), Robert Edwards desenvolveu a técnica de fertilização in vitro. O sucesso do trabalho destes dois colegas começou pela recolha de ovócitos de mulheres após estimulação hormonal, sendo depois obtidos ovócitos fertilizados, que se dividiam nas condições de cultura do laboratório. Contudo, alguns colegas e a imprensa permaneciam sépticos a tais avanços. Mas a persistência de Edwards e Steptoe guiou-os ao sucesso, nascendo Louise Joy Brown a 25 de Julho de 1978 no Hospital Oldham General, o primeiro bebé obtido por técnicas artificiais de inseminação, cujos pais há 9 anos tentavam obter uma gravidez. Desde então, mais de 5 milhões e meio de casais que enfrentavam problemas de infertilidade conseguiram alcançar o seu sonho após o trabalho desenvolvimento por Edwards e Steptoe.

Em 1980, Edwards e Steptoe fundaram a Bourn Hall Clinic, o primeiro centro clínico do mundo dedicado ao tratamento da infertilidade. Edwards continuou o seu contributo para o desenvolvimento da medicina reprodutiva, ajudando a fundar a European Society of Human Reproduction and Embryology e tornando-se editor da revista científica Human Reproduction.

Robert Edwards recebeu o prémio Nobel em Medicina ou Fisiologia no ano 2010 pelo seu contributo para o desenvolvimento da fertilização in vitro e no ano seguinte recebeu o título de Cavaleiro. Morreu em Cambridge, Reino Unido, a 10 de Abril de 2013.

89 Visualizações 1 Total
89 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo