Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Cuidados de Saúde

Para podermos avaliar o nível dos cuidados de saúde num determinado contexto, é importante começar por compreender o conceito dos mesmos.

cuidadosdesaude

Cuidados de Saúde

Para podermos avaliar o nível dos cuidados de saúde num determinado contexto, é importante começar por compreender o conceito dos mesmos. Assim, iremos analisar os elementos a ter em conta, quando abordamos esta temática.

Quando se pretende avaliar as ofertas de cuidados de saúde existentes num território qualquer, a acessibilidade é um dos parâmetros a ter em conta ao nível dos aspetos económicos e sociais, que, de acordo com as diferentes realidades, assumem diferentes contornos multidimencionais (Remoaldo, & Costa, 2002).

Para garantirmos a qualidade dos nossos cuidados de saúde temos de conhecer as várias componentes do conceito de qualidade e elaborar um programa que, uma vez implementado, garanta essa mesma qualidade, indo ao encontro dos vários componentes avaliados, de acordo com o modelo nacional em vigor (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d.)

Neste campo, organismos de ordem social, como o Ministério da Saúde consideram que os mesmos precisam de maiores e melhores investimentos, no sentido de responder às necessidades dos utentes, procurando responder cada vez melhor e proporcionando mais oferta (Pessoa, 2005).

Hoje em dia, é considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a obrigatoriedade da criação de sistemas de qualidade de saúde, uma vez que o acesso à saúde é uma prioridade (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

Assim, a abordagem deste tema implica necessariamente que haja intervenção no processo de implementação de sistemas de qualidade no âmbito da saúde (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

 

O que significa “Saúde”?

Saúde significa que o indivíduo se sente mentalmente apto sem sofrimento, em pleno bem-estar físico, confortável e controlado emocional e espiritualmente (Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d.)

Em suma, o estado de saúde faz com que as nossas reproduções mentais nos proporcionem as sensações opostas ao estado de doença (Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d.).

O que é um “indivíduo”?

Um indivíduo é alguém capaz de adotar comportamentos baseados nos seus valores e nas suas convicções, nos desejos da sua natureza pessoal, de forma única e com direito a manter a sua própria dignidade com direito e determinação (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

Ambiente – do que se trata?

Entendemos como ambiente um contexto em que as pessoas vivem e se desenvolvem por elementos humanos físicos, políticos, económicos e culturais que condicionam e influenciam os seus estilos de vida e que se refletem a área da saúde (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

O que entendemos por “Qualidade”?

A designação de qualidade é muito mais complicada uma vez que ela tem contornos subjetivos, dependendo de quem a emprega, tal como políticos, gestores, prestadores de cuidados e utilizadores no glossário da língua portuguesa, etc, (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

A qualidade é definida pelo domínio da condição natural de uma pessoa ou coisa que a diferencia das outras (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

As condicionantes que influenciam o ser humano ao longo da história, têm demonstrado a sua busca ininterrupta para obter melhores condições de aperfeiçoamento e satisfazer melhor as técnicas de intervenção (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

Organizações como a Associação Internacional de Epidemiologia, pretendem executar e realizar serviços de qualidade com o intuito de obter respostas para os problemas de saúde dos utentes (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

A Associação Internacional de Epidemiologia promove um grau de adaptação a alcançar pelas ações dos serviços, medido pela comparação com parâmetros examinados ou critérios de avaliação (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

Ela exige uma visão partilhada por todos, orientada por valores como os da solidariedade e da competência técnica humana, devidamente conceituados, procurando a criação de um projeto integrado daquilo que se pretende que o serviço seja (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

Definindo preferências e fixando objetivos, mobilizam-se os cuidados de saúde, promovendo a execução de sistemas de trabalho benéficos que, se forem devidamente respeitados, melhoram a satisfação de utentes e de profissionais (Ribeiro, Carvalho, Ferreira, & Ferreira, s.d).

Conclusão

Podemos afirmar que as exigências nos cuidados de saúde do indivíduo tornaram-se cada vez maiores pelo que houve necessidade de implementar novos programas que visem cumprir com os novos objetivos exigidos.

A evolução das tecnologias permitiu melhorar a capacidade de resposta tanto de utentes como de profissionais, muito embora ainda haja muito trabalho a fazer devido as diferentes realidades existentes.

866 Visualizações 1 Total

References:

  • Remoaldo, P.C.A., & Costa, M.E.S. (2002). EQUIDADE NO ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE – RESULTADOS DE DOIS INQUÉRITOS REALIZADOS À POPULAÇÃO. Actas do Colóquio Internacional. Saúde e Discriminação Social, p.71-90. (2002);
  • Ribeiro, O.P., Carvalho, F.M., Ferreira, L.M., & Ferreira, P.J.M. (s.d.). QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE. Enfermagem de Reabilitação. Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.
866 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo