Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Cérebro

O cérebro constitui 90% do volume do encéfalo. O córtex cerebral é a capacidade que se encontra à superfície externa e é de extrema importância pois assegura a capacidade de processar informações. O cérebro é um órgão organizado e cada estrutura desempenha várias funções. O cérebro encontra-se dividido em dois hemisférios: o direito e o esquerdo. Cada hemisfério é constituído por quatro lobos, são eles: frontal, parietal, occipital e temporal. Ambos os hemisférios trabalham de forma coordenada e complementar. Deste modo, podem ocorrer lesões em determinadas áreas dos lobos, provocando alterações profundas no indivíduo.

Importa perceber o funcionamento do sistema nervoso que é tão complexo.  O sistema nervoso está dividido em sistema nervosos central e sistema nervoso periférico.

A espinal medula e o encéfalo fazem parte do sistema nervoso central. Este sistema é responsável por processar e coordenar todas as funções.

A espinal medula encontra-se localizada no interior da coluna vertebral e é formada por uma substância branca no exterior e cinzenta no interior. A espinal medula apresenta duas funções fundamentais: a de coordenação e a de condução. Coordenação pois é responsável pela coordenação de atividades reflexas. Perante um estímulo obtemos uma resposta involuntária, espontânea e imediata. Exemplo um espirro. Condução pois tem como finalidade transmitir as mensagens do cérebro para as restantes partes do corpo.

O encéfalo é a estrutura existente no interior do cérebro, formado por uma substância cinzenta no exterior e branca no interior. Do encéfalo fazem parte as seguintes estruturas: hipotálamo, hipófise, bolbo raquidiano, cerebelo, formação reticular e tálamo.

O corpo caloso é responsável por dividir os dois hemisférios.

O hipotálamo regula o sistema endócrino. A hipófise é uma glândula que controla o sistema endócrino. Encontra-se situada na parte superior do cérebro. É a hipófise que coordena juntamente com o hipotálamo a fome, a sede, a reprodução e controla toda a atividade da tiroide, supra-renais e das glândulas sexuais. Também é importante pelo facto de influenciar o crescimento e é considerada a glândula mestra porque controla o funcionamento das outras glândulas.

O bolbo raquidiano controla as funções vitais como a respiração, a digestão e os batimentos cardíacos.

O cerebelo é o órgão responsável pela coordenação motora, equilíbrio corporal e reflexos condicionados.

A formação reticular é o sistema de altera e vigília que controla a atenção, a memória e o sono.

O tálamo recebe e transmite toda a informação de e para o córtex cerebral.

O sistema nervoso periférico auxilia o sistema nervoso central. Enquanto que o sistema nervoso central comanda as informações de dentro para fora, o sistema nervoso periférico manda as informações que recebe de fora para dentro.

O sistema nervoso periférico divide-se em somático e autónomo. O somático controla as ações voluntárias. Reage a estímulos provenientes do ambiente externo. O autónomo funciona de forma independente. Apresenta como função regular o ambiente interno do corpo, controlando os vários sistemas.

O sistema nervoso periférico autónomo divide-se em simpático e parassimpático. O simpático preocupa-se com as situações de emergência que necessitam de mais energia. Já o sistema parassimpático tem como função regularizar o organismo após uma situação de alerta.

Os dois hemisférios desempenham funções diferentes e controlam a parte oposta do corpo. O hemisfério direito controla a formação de imagens, percepção das formas, relação espacial e pensamento concreto. Este hemisfério é responsável pelas áreas da criatividade e literária. O hemisfério esquerdo controla o pensamento lógico, a linguagem verbal, o discurso, o cálculo e a memória. É responsável pelas áreas das ciências e das tecnologias.

Assim, o cérebro funciona de forma sistemática com interligação com as várias estruturas. É um todo que atua de forma interativa e autónoma.

172 Visualizações 2 Total
172 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter