Artéria Pulmonar

Apresentação de Artéria Pulmonar: A artéria pulmonar tem como função a condução do sangue venoso proveniente de todo o corpo para os pulmões, por (…)

Apresentação da Artéria Pulmonar

Anatomia

A artéria pulmonar tem como função a condução do sangue venoso proveniente de todo o corpo para os pulmões, por forma a ser oxigenado.

A artéria pulmonar principal, ou tronco pulmonar, ao contrário da maioria das artérias (que têm origem na artéria aorta), tem origem na base do Ventrículo Direito, e é dessa cavidade que recebe o sangue venoso que vai encaminhar para os pulmões. A artéria pulmonar principal vai bifurcar, dando origem às artérias pulmonares direita e esquerda. Estas duas artérias diferem entre si em cumprimento, sendo que a artéria pulmonar direita se configura como maior que a esquerda. São também as únicas artérias que, em condições normais, transportam sangue venoso, para ser oxigenado nos pulmões, sendo esse sangue devolvido ao coração através das veias pulmonares.

Patologia

Estamos perante doença vascular pulmonar quando existe alguma condição que perturbe o transporte sanguíneo entre o coração e os pulmões. Isto pode acontecer devido a diversos factores e condições, dos quais se destaca a hipertensão pulmonar e embolia pulmonar.

2693 Visualizações 3 Total
2693 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo