Adenomia

Apresentação do conceito de Adenomia, uma patologia que pode ser definida como a perda do comportamento de busca do prazer…

Conceito de Adenomia

No âmbito da medicina e da psicologia, o termo Adenomia designa uma patologia médica, geralmente associada à depressão, e que pode ser definida como a perda do comportamento pela busca do prazer e a perda da sensibilidade ao prazer em actos que naturalmente a proporcionam, como por exemplo a alimentação ou a atividade sexual. Esta privação pode abranger tanto a perda do interesse pela alimentação e pela atividade sexual, como por outras actividades físicas e relações sociais que proporcionam prazer, levando muitas vezes ao isolamento social e à incapacidade para realização de atividades de rotina.

A Adenomia surge geralmente no âmbito de estados depressivos e de outras psicopatologias, mas pode também resultar de uma lesão no sistema pré-frontal-límbico originada por, por exemplo, um acidente ou um tumor nessa região do cérebro.

Além da medicação com fármacos adequados a cada caso concreto, os episódios de Adenomia devem também ser tratados com acompanhamento psicológico especializado.

3276 Visualizações 1 Total
3276 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter