Actinomicose

Conceito de Actinomicose: A Actinomicose é uma infecção crónica, supurativa e localizada, causada por bactérias, sendo a Actinomyces israelii (um bacilo que pode estar…

Conceito de Actinomicose

A Actinomicose é uma infecção crónica, supurativa e localizada, causada por bactérias, sendo a Actinomyces israelii (um bacilo que pode estar presente nas gengivas, nos dentes e nas amígdalas) o mais frequente. Este tipo de infecção pode atingir vários locais, embora seja mais frequente no tecido subcutâneo e no tecido ósseo, manifestando-se pelo surgimento de abcessos e de fístulas. Esta doença afecta sobretudo o sexo masculino e na idade adulta e apenas ocasionalmente indivíduos do sexo feminino.

A Actinomicose apresenta quatro variedades distintas, nomeadamente:

  • Actinomicose Abdominal: afecta os intestinos e o peritoneu, formando-se uma massa de pus nessa região; os sintomas mais frequentes são a dor, febre, vómitos, diarreia e perda de peso.
  • Actinomicose Cervicofacial: inicia-se geralmente com o surgimento de uma pequena elevação plana e dura na boca, na pele do pescoço ou por baixo do maxilar inferior, formando-se posteriormente áreas moles de onde sai um líquido com grânulos amarelados; esta infecção pode depois propagar-se para outras regiões como a língua, as bochechas, a garganta, ou até mesmo os ossos do crânio ou o cérebro e as meninges.
  • Actinomicose Torácica: surge nos pulmões, que podem ficar gravemente afectados, e manifesta-se por dor no peito, febre e tosse com especturação; a infecção origina trajectos fistulosos no tórax para passagem do pus, os quais podem chegar a perfurar a pele do peito.
  • Actinomicose Generalizada: a infecção está presente no sangue, chegando à pele, vértebras da coluna, cérebro, rins, ureteres e, no caso das mulheres, ao útero e ovários.
514 Visualizações 1 Total
514 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo