MMO

Massive Multiplayer Online (MMO) é o género que define os jogos online que permitem aos jogadores interagir entre si em tempo real num universo persistente e atualizado de forma regular.

Massive Multiplayer Online (MMO) é o género que define os jogos online que permitem aos jogadores interagir entre si em tempo real num universo persistente e atualizado de forma regular. World of Warcraft e Final Fantasy XIV são exemplos práticos de jogos dentro do género, orientados para a vertente RPG embora nem todos os MMO estejam inseridos nesta categoria.

As secções do jogo estão ligadas entre si de forma continua dando ao jogador a sensação de um mundo completo e funcional. Em alternativa alguns MMO colocam os jogadores numa zona central, denominada de HUB, e de onde podem viajar para as várias zonas disponíveis no jogo que vivem independentes entre si, como é o caso em jogos como Phantasy Star Online. As masmorras, arenas, locais para eventos e outras zonas especiais podem ter acessos condicionados em ambos os casos.

elder_online

Economia Virtual

Os MMO também apresentam economias virtuais que são não raras vezes subsistidas pela economia real em que o jogador investe dinheiro real em conteúdo virtual para expandir a experiência de jogo. Isto pode ser traduzido em bens virtuais para a personagem como armaduras, armas, items, magias ou elementos novos disponibilizados através de expansões. Estas acrescentam novas áreas, criaturas, missões, personagens, habilidades e aumentam consideravelmente a experiência garantindo que o jogador se mantém ativo durante mais tempo.

O poder de personalizar a personagem ao gosto de cada jogador dando-lhe um nome próprio é também parte daquilo que torna um MMO apelativo. A identidade individual é dos elementos mais distintos que tornam a experiência mais pessoal para o jogador. Estes personagens são apelidados de Avatar e não são restritos a uma personificação pessoal, podendo ser mais ou menos realistas.

A quantidade de jogadores em simultâneo ultrapassa os milhares em larga escala e as ferramentas de comunicação permitem criar grupos e clãs que juntam um grande numero de jogadores. Estes clãs também organizam lutas entre si em competições que reúnem um grande numero de jogadores em simultâneo. A popularidade do género aproxima as pessoas de tal forma que muitos jogadores passam a conhecer-se na vida real, alguns criando relações interpessoais fora do ambiente virtual do jogo. O senso de comunidade é um dos pontos chave no sucesso de um MMO.

Mensalidades

Alguns MMO são gratuitos para jogar e retiram lucro nas micro transições e publicidade, enquanto outros MMO além dessas duas fontes de rendimento também exigem um valor pago mensalmente para que o jogador possa continuar a usufruir do jogo dentro dos servidores oficiais. Este custo está também associado à produção de novos conteúdos por vezes diários para manter o jogador interessado em voltar. A pirataria também afeta o género com a criação de servidores privados que albergam geralmente versões mais antigas do jogo.

Os MOBA são um sub-género de MMO que não oferece o mesmo tipo de mundo persistente, mas ainda assim partilha características em comum como o sentido de comunidade e a interação em tempo real. Também apresentam as micro transações e possibilidade de personalizar o personagem.

285 Visualizações 1 Total
285 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter