Master System

A Master System é uma consola de 8-bits criada em 1985 no Japão. A consola surgiu como uma resposta da SEGA para tentar combater o monopólio da Nintendo.

A Consola

Master System

A Master System é uma consola de 8-bits que se tornou bastante popular no mundo dos videojogos. Criada e lançada em 1985 no Japão, a Master System foi lançada nos Estados Unidos um ano depois, em 1986, e na Europa em 1987. A consola acabou por ser uma resposta da produtora SEGA para tentar combater o forte monopólio que a Nintendo detinha até então.

O aparelho processava videojogos em formato de cartucho, à semelhança do que acontecia com outras consolas da geração. A primeira aparência da Master System – a que data do ano do seu lançamento e foi comercializada em terras nipónicas com o nome de Sega Mark III – era ainda muito retrograda de linhas retilíneas e de cor predominantemente branca. Um ano depois, o design da Master System melhorou bastante e adquiriu linhas retangulares mais modernas, ainda que continuasse a existir algumas diferenças entre a versão japonesa e a versão disponível para o resto do mundo. Essas diferenças eram sentidas principalmente no botão denominado Rapid Fire em vez do tradicional botão de Reset. O Rapid Fire permitia aos utilizadores replicar automaticamente ações desencadeadas pelos botões do comando. Se esta diferença era apenas um pormenor, o mesmo não se pode dizer da entrada para óculos 3D existente em exclusivo na versão japonesa e do sistema de som mais aprimorado. A Master System II – o expoente máximo desta consola no continente europeu e na Austrália – foi lançada em 1990 e trouxe consigo um design muito mais moderno que, com as suas linhas arredondadas, se começava a aproximar das consolas que são produzidas nos dias de hoje.

A Master System e o seu CPU Zilog Z80 8-bit de 3.58 MHz ultrapassou os 19 milhões de vendas em todo o mundo, permitia a utilização de dois comandos em simultâneo e teve como sucessora a famosa e incontornável Mega Drive.

Os principais jogos

Os videojogos das consolas 8-bits são, hoje em dia, considerados verdadeiros clássicos. Alguns dos títulos produzidos para a Master System têm mérito suficiente para se afirmar como tal, quer pela sua qualidade criativa, quer pelos números das suas vendas. Alguns dos principais jogos rodados pela consola são:

  • Alex Kidd in Miracle World (Aqui inclui-se também todas as sequelas do jogo. Se a Master System tem uma mascote ela é Alex Kidd, tal como Sonic se tornou a mascote da SEGA)
  • Sonic the Hedgehog
  • Sonic the Hedgehog Chaos
  • Double Dragon
  • Land of Illusion
  • Phantasy Star
  • Spellcaster
  • Zillion
85 Visualizações 1 Total

References:

TV Tropes. (s.d.) Useful Notes / Sega Master System. Disponível em: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/UsefulNotes/SegaMasterSystem

VGSales Wiki. (s.d.) Third Generation of Video Games. Disponível em: http://vgsales.wikia.com/wiki/Third_generation_of_video_games

85 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo