Grand Theft Auto (GTA)

Grand Theft Auto (GTA) é uma série de videojogos reconhecida mundialmente. Os jogos retratam o mundo do crime com um realismo surpreendente.

O fenómeno de Grand Theft Auto

GTA Logo

Grand Theft Auto (GTA) é uma série de videojogos reconhecida mundialmente. A sua qualidade narrativa, gráfica e a jogabilidade que explora constantemente o limite do potencial das consolas é indiscutível. Aberto a debate estão as polémicas que são amiúde associadas ao jogo, nomeadamente devido às representações explícitas de violência, drogas, crimes e prostituição. A evolução de Grand Theft Auto é constante desde o lançamento do primeiro videojogo em 1997 sendo que, entre pacotes de expansão e novos jogos originais, a série já conta com quinze títulos.

Os créditos da criação de Grand Theft Auto recaem sobre David Jones e Mike Dailly, mas são os irmãos Sam e Dan Houser, Aaron Garbut e Leslie Benzies que fazem a gestão do império em que a série se tornou. A distribuição está a cargo – quase desde os primórdios – da produtora Rockstar Games. GTA tem alguns dos jogos mais rentáveis de sempre e a prova disso é a marca de quase um bilhão de dólares atingidos em apenas 24 horas com o jogo lançado em 2013, Grand Theft Auto V. O mesmo Grand Theft Auto V acabou por entrar nos recordes do Guinness em sete categorias:

  • Trailer mais visto de sempre de um jogo categorizado como ação/aventura
  • Maior número de vendas em apenas 24 horas de um jogo categorizado como ação/aventura
  • Jogo mais vendido de sempre em apenas 24 horas
  • Propriedade de entretenimento mais rápida a chegar a 1 bilhão de vendas brutas
  • Videojogo mais rápido a chegar ao valor 1 bilhão bruto
  • Videojogo mais rentável em apenas 24 horas
  • Maior receita de um produtor de entretenimento em apenas 24 horas

O conceito da série

Todos os jogos da série são exclusivamente dedicados a jogadores com mais de 18 anos de idade. As temáticas, a linguagem e o próprio objetivo do jogo explicam esta restrição a maiores de idade. É possível matar pessoas, assaltar estabelecimentos e tornar-se um criminoso reputado nas ruas de uma qualquer cidade americana. A história e as personagens são distintas de jogo para jogo, mas o conceito pode ser resumido de forma genérica. Grand Theft Auto tem a sua ação em cidades com nome fictício, mas inspiradas em metrópoles americanas reais. As semelhanças são visíveis em muitos pormenores que tornam Nova Iorque, Miami ou Los Angeles facilmente reconhecíveis entre monumentos, locais de referência e paisagens deslumbrantes.

O crime, os traficantes de droga, a vida dos gangues e a prostituição são temas transversais em todos os jogos e quase sempre as personagens que controlamos fazem parte dessa vida fora da lei. É logo nesse ponto que GTA inova, visto que é uma raridade os jogadores assumirem o papel de criminoso noutros videojogos. A narrativa de cada jogo é composta por uma storyline que consiste na realização de várias missões que levam as personagens a atingir determinados objetivos – dinheiro, reconhecimento, ligações ao mundo do crime, entre outros. Mas as possibilidades não se esgotam por aqui. É possível explorar livremente todo o mapa de GTA, com atividades tão variadas que vão desde um simples jogo de bilhar até ao assalto a lojas, passando por ir às compras ou entrar numa casa de striptease. É nestas atividades secundárias que GTA consegue ser tanto um RPG, como um Beat’em Up ou jogo de corridas de carros ou motas.

A mudança de 2D para 3D

A grande mudança de paradigma para a saga ocorreu na passagem entre os anos de 1999 e 2001. Falamos da mudança na jogabilidade de 2D para 3D e das potencialidades que isso acarretou, entre as quais o aumento exponencial da popularidade do jogo Grand Theft Auto III. O jogo passou a ter uma narrativa cinematográfica, objetivos mais claros e cutscenes que nos aproximavam das personagens tendo em conta o toque de realismo que o 3D acabou por permitir, ao contrário do que se passava na típica visão plana, de ângulo superior, que os jogadores eram presentados nos primeiros quatro títulos da série GTA.

GTA IIGTA V

Todos os jogos da série GTA

São quinze os títulos que já saíram desta série para várias plataformas, a saber:

  • 1997 – [Jogo] Grand Theft Auto
  • 1998 – [Expansão] Grand Theft Auto: London, 1969
  • 1998 – [Expansão] Grand Theft Auto: London, 1961
  • 1999 – [Jogo] Grand Theft Auto 2
  • 2001 – [Jogo] Grand Theft Auto III
  • 2002 – [Jogo] Grand Theft Auto: Vice City
  • 2004 – [Jogo] Grand Theft Auto Advance
  • 2004 – [Jogo] Grand Theft Auto: San Andreas
  • 2005 – [Jogo] Grand Theft Auto: Liberty City Stories
  • 2006 – [Jogo] Grand Theft Auto: Vice City Stories
  • 2008 – [Jogo] Grand Theft Auto IV
  • 2009 – [Expansão] Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned
  • 2009 – [Expansão] Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony
  • 2009 – [Jogo] Grand Theft Auto: Chinatown Wars
  • 2013 – [Jogo] Grand Theft Auto V
80 Visualizações 1 Total

References:

Curtis, Sophie. (2013) GTA 5: A Great British Export. Disponível em: http://www.telegraph.co.uk/technology/video-games/10316267/GTA-5-a-Great-British-export.html

IGN. (2008) IGN Presents: The History Of Grand Theft Auto. Disponível em: http://www.ign.com/articles/2008/03/28/ign-presents-the-history-of-grand-theft-auto

Lynch, Kevin. (2013) Confirmed: Grand Theft Auto 5 breaks 6 sales world records. Disponível em: http://www.guinnessworldrecords.com/news/2013/10/confirmed-grand-theft-auto-breaks-six-sales-world-records-51900

Rockstar Games. (s.d.) Rockstar Games Presents. Disponível em: http://www.rockstargames.com/grandtheftauto/

80 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo