Game Freak

A Game Freak Inc. é uma companhia dedicada à produção de videojogos e software.

game-freak

Fundada em 26 de Abril de 1989 por Satoshi Tajiri, Ken Sugimori e Junichi Masuda, a Game Freak Inc. é uma companhia dedicada à produção de videojogos e software, sendo responsável pelo desenvolvimento dos vários títulos da popular série Pokémon.

Após o lançamento dos videojogos Pokémon Red e Pokémon Blue em 1996 a Game Freak deixou de ser um estúdio independente e passou a estar associada à Nintendo, desenvolvendo jogos em exclusivo para esta, mas mantendo-se como companhia autónoma. O estúdio está sediado na Carrot Tower em Setagaya, Tóquio no Japão.

O inicio de um legado

Antes de se dedicar à criação de videojogos a Game Freak começou por ser uma revista temática ainda no inicio dos anos 1980. A revista criada por Tajiri, contava com a arte de Sugimori e tinha uma distribuição reduzida sendo no começo escrita à mão antes de passar à impressão profissional. Em 1989 surgiu o primeiro videojogo da companhia, Quinty ao que se seguiram as colaborações dentro da industria e a produção para companhias como a Nintendo e a Sega onde se incluíam títulos como Mario & Wario, Pulseman e Smart Ball.

O desenvolvimento de Pokémon começou como Capsule Monsters em 1990. Quando Tajiri mostrou a ideia à Nintendo, esta foi rejeitada, o nome teve de ser alterado, primeiro para “CapuMon” e depois para Pocket Monsters (Pokémon). Com ideia revista, a ideia voltou a ser apresentada à Nintendo e com a ajuda de Shigeru Miyamoto o jogo iniciou o seu ciclo de desenvolvimento.

Pokémon enfrentou diversas dificuldades no inicio de produção. A falta de financiamento levou a que vários membros abandonassem a produção que durou seis anos. O jogo foi um fenómeno de vendas e catapultou a série para aquilo que atualmente a define como uma das mais bem sucedidas franquias de videojogos de sempre.

Embora responsável pela produção da série principal Pokémon outros jogos relacionados com a franquia foram desenvolvidos por outros estúdios. O software usado para a Game Boy Camera foi também criado pela Game Freak. A companhia produziu outros títulos como Click Medic, um jogo de simulação para a Playstation onde médicos lutam contra diversos tipos de vírus. Drill Dozer foi outro jogo lançado para o Gameboy Advance que tinha como personagem principal uma menina ao comando uma máquina perfuradora. HarmoKnight é um jogo de ritmo sobre um rapaz que enfrenta uma invasão do mal (inclui algumas musicas da série Pokémon) e Solitiba um jogo que mistura cartas com corridas de cavalos, foram dois títulos originais da Game Freak e lançados na loja digital da Nintendo 3DS.

Embora associados maioritariamente à Nintendo a Game Freak também tem lançado alguns jogos em outros sistemas como o mais recente Tembo the Badass Elephant e Giga Wrecker, ambos jogos de plataformas lançados para o serviço Steam.

355 Visualizações 1 Total
355 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.