Game Boy

O Game Boy é uma consola lançada pela Nintendo em 1989 que vendeu milhões de aparelhos em todo o mundo e revolucionou o mercado das consolas portáteis.

Game Boy é uma consola lançada pela Nintendo em 1989 no Japão e nos Estados Unidos, chegando um ano depois ao continente europeu. Além da grande aceitação do público que se materializou em milhões de vendas, o Game Boy marcou a diferença por ser o primeiro dispositivo portátil a permitir a jogabilidade de diferentes videojogos apenas com a inserção de pequenos cartuchos na consola.

1200px-Game-Boy-FL

Gunpei Yokoi foi o criador desta pequena maravilha composta apenas por cinco botões, um deles direcional. Nascido na cidade japonesa de Quioto em 1941 e falecido em 1997, Yokoi foi um importante designer de videojogos da Nintendo e uma das pessoas que mais ajudou a propagar a marca em todo o mundo. A sua carreira foi marcada incontornavelmente pelo Game Boy e pelo Game & Watch – a consola que lhe antecedeu.

A primeira vez que se ouviu falar do Game Boy foi na edição de 1987 da feira E3. O entusiasmo em torno do mesmo foi praticamente imediato. Nas suas principais características constam a portabilidade, a simplicidade de manuseamento para os utilizadores mais pequenos, um processador simples de 4.19MHz, a autonomia – com utilização de pilhas – que podia chegar às 20 horas e um preço de mercado acessível rondando os 76 euros. Tudo isto visível para o jogador num pequeno ecrã de fundo verde que nos remetia gráficos de 8-Bits e imagens a preto e branco. A noção de comunidade em torno de uma consola portátil começou a ser esboçada graças à possibilidade de com um pequeno cabo – Game Link – jogar com mais pessoas em simultâneo. Esta funcionalidade inovadora permitiu que no imaginário e nas recordações dos jogadores da década de 80 e 90 estejam presentes vários dias de jogos entre amigos.

Com a consola vinha incorporado o jogo que mais vendeu em todo o mundo, ou seja, o Tetris. No Game Boy esse videojogo apenas encontrou rival alguns anos depois com o lançamento do fenómeno Pokémon Blue e Pokémon Red que ajudaram a atingir as mais de 118 milhões de vendas que esta linha da Nintendo alcançou, contabilizando também as vendas do Game Boy Color, uma consola lançada em 1998, naturalmente mais desenvolvida, que tinha na sua essência o mesmo conceito. Com um ecrã LCD e com a possibilidade adquirir o aparelho em várias cores, o Game Boy Color conseguiu trazer cor a uma consola que estava datada e descontinuada desde 1995 e, como tal, a necessitar de uma evolução consistente.

Antes da evolução para o Game Boy Color, surgiram no mercado algumas modificações ao primeiro molde do Game Boy. A primeira emerge em 1996 com o nome de Game Boy Pocket. Tal como o nome deixa antever, a principal característica  deste melhoramento foi mesmo o tamanho reduzido. O Game Boy Pocket cabia no bolso e facilmente na palma da mão dos jovens que o compravam. Apenas um ano depois foi lançado o Game Boy Light. Neste caso a inovação foi a inserção de uma luz interior que permitia jogar no escuro. É normal que este melhoramento à consola esteja pouco presente nas nossas recordações ocidentais, uma vez que o aparelho foi lançado quase em exclusivo no Japão.

A saga da linha Game Boy culmina no lançamento do Game Boy Advance em 2001 e da Nintendo DS em 2004. O primeiro continha dois CPU’s e uma resolução de ecrã maior e muito mais nítida, esta consola portátil teve a adição de mais dois botões e passou a contar com um formato horizontal nos videojogos que processava. As vendas superaram os 40 milhões de aparelhos. Já a Nintendo DS, que começa a distinguir-se largamente do conceito de Game Boy, foi a primeira consola desta linha com ligação à internet, apostando na conetividade como o seu maior ponto forte. O sucesso da DS foi colossal, atingindo mais de 150 milhões de consolas vendidas. Números que a colocam no lugar de segunda consola mais vendida de sempre em todo o mundo, só atrás da recordista Playstation 2.

177 Visualizações 1 Total

References:

IGN. (1997) Game Boy inventor dies in car crash. Disponível em: http://www.ign.com/articles/1997/10/07/game-boy-inventor-dies-in-car-crash

Nintendo (s.d.) História da Nintendo. Disponível em: https://www.nintendo.pt/A-empresa/Historia-da-Nintendo/Historia-da-Nintendo-625945.html

VGChartz. (s.d.) Platform Totals. Disponível em: http://www.vgchartz.com/analysis/platform_totals/

WASD (2011) Do Gameboy à Nintendo 3DS. Disponível em: http://www.wasd.pt/artigos/do-gameboy-a-nintendo-3ds

177 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo