Beat`em up

Beat `em up é o nome dado a um género de videojogo com foque no combate corpo-a-corpo entre um protagonista e vários inimigos em simultâneo.

Beat `em up é o nome dado a um género de videojogo com foque no combate corpo-a-corpo entre um protagonista e vários inimigos em simultâneo. O jogador assume o papel de um lutador que está constantemente em desvantagem numérica, mas que ao mesmo tempo tem maior resistência e consegue derrubar os inimigos com maior facilidade. Estes jogos são conhecidos pela sua jogabilidade simples que privilegia os efeitos visuais e ação em combate em detrimento de mecânicas de jogo mais complexas.

O enredo comum aos jogos dentro do género eram histórias de vingança passadas em zonas urbanas, embora os cenários futuristas e de fantasia também fossem comuns. O jogo Renegade de 1986 foi dos primeiros a dar inicio a esta onde de beat`em up especialmente populares durante o final da década de 1980 até ao finais dos anos 90.

Streets of Rage

Streets of Rage

Dimensões diferentes

Os primeiros títulos dentro do género eram a duas dimensões em cenários horizontais com navegação limitada. Normalmente a progressão era feita de cenário em cenário dentro do mesmo nível. O jogador avançava somente após ter derrotado todos os inimigos presentes naquele cenário. Este género era muito popular nos salões de máquinas de arcade e isso também se deve ao facto de permitirem 2 ou mais jogadores na mesma máquina. Jogos como Final Fight permitiam até dois jogadores ao mesmo tempo, outros como Dungeon´s and Dragons da Capcom permitiam até 4 e casos mais raros como X-Men Arcade da Konami aceitavam até 6 jogadores. A passagem para as consolas de mesa foi natural e muitos clássicos marcaram a geração dos anos 90 como Streets of Rage ou Golden Axe.

Com o avanço da tecnologia e a ascensão do 3D os jogos de beat`em up tiveram que se adaptar. O ambiente tridimensional possibilitava outras abordagens, mas a transição foi difícil devido ao controlo dos ângulos de câmara e a deteção de colisão nos modelos 3D. Jogos como Fighiting Force ou Die Hard Arcade foram recebidos com entusiasmo moderado. Mais tarde a Tecmo lançou Dynasty Warriors 2, um jogo de ação passado na China antiga, onde o jogador lutava contra muitos inimigos ao mesmo tempo, podendo estar mais de 30 figuras presentes no ecrã o que deu um novo conceito ao género. Jogos como Devil May Cry também começaram a delinear uma nova definição que ficou conhecida como Hack & Slash, o mesmo conceito de um beat`em up mas com espadas ao invés dos murros e pontapés.

Alguns destes jogos incluíam elementos de jogabilidade comuns a outros géneros como personalização estilo RPG ou secções em plataformas. Mantêm-se ainda hoje como um dos géneros mais adeptos da jogabilidade cooperativa para vários jogadores na mesma consola.

149 Visualizações 3 Total
149 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo