Animatic

Um animatic é a versão preliminar de um filme animado.

Um animatic é a versão preliminar de um filme animado. Trata-se de uma sequência filmada com imagens de storyboard e banda sonora ou vozes incluída. Praticamente todos os meios de entretenimento audiovisual assim como a publicidade utilizam animatics para dar uma ideia inicial daquilo que se pretende para o produto final sejam filmes, séries ou simplesmente anúncios televisivos.

simpsons_animatic

Um processo importante

Os animatic são parte importante na passagem do guião para o ecrã e servem também para que o cliente tenha uma ideia mais sólida do plano que será executado. Os animatic são construidos da maneira mais simples possível para poupar nos custos e ser mais rápido na conceção. Um ilustrador apresenta os cenários e algumas das personagens já criadas retratando a ação das cenas.

Atualmente os animatic são feitos em computador o que acelera o processo e permite ajustar facilmente as alterações que forem surgindo no desenrolar das cenas. Com o avanço da tecnologia é possível adicionar cada vez mais detalhes e muitos anúncios chegam perto da versão final ainda na fase de apresentação do animatic.

Na animação 2D continuam a ser feitos de forma tradicional com recurso a computador, mas na mesma com as imagens em sequência e os elementos em diferentes layers para facilitar as alterações e inclusive efeitos especiais. A vantagem de trabalhar com software de edição de imagem é que os profissionais podem responder de imediato ás sugestões do cliente fazendo alterações no momento seja a nível de cor, movimento, proporção etc. Na animação 3D são usados os próprios modelos tridimensionais, ainda em fase de acabamento e a filmagem é apresentada tal como se tratasse de um pequeno filme. Aqui é mais simples criar movimento graças ao esqueleto que permite o movimento da personagem.

Existem várias formas de produzir um animatic como usar fotografias com atores e localizações reais ou em estúdio e depois filmadas em sequência (photomatic) usar images ou excertos de outros filmes, anúncios, programas de tv ou revistas para construir um filme de exemplo (stealomatic) ou outros tipos de combinações que resultem num exemplo daquilo que será o produto final. Este é a melhor forma dos estúdios corrigirem futuros problemas e garantir uma boa execução do conceito inicial durante a produção.

233 Visualizações 2 Total
233 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo