Activision

A Activision é uma das maiores companhias do mundo dedicada à produção e distribuição de videojogos.

A Activision é uma das maiores companhias do mundo dedicada à produção e distribuição de videojogos. Entre os títulos mais populares da produtora encontram-se franquias como Call of Duty, World of Warcraft, Skylanders e Candy Crush. Atualmente emprega mais de 9100 pessoas em dois continentes e diversos estúdios de desenvolvimento.

activision

Os estúdios de Santa Mónica nos EUA.

Os primeiros passos

A Activision foi fundada a 1 de Outubro de 1979 e é também a primeira produtora de videojogos independente. Antes do surgimento da Activision os jogos eram criados pelas empresas que criavam também as consolas de videojogos. As primeiras produções da Activision foram cartuchos de jogo para a antiga Atari 2600.

Antes do surgimento da Activision era a Atari a única companhia a desenvolver videojogos. Quatro dos principais programadores da Atari eram David Crane, Larry Kaplan, Alan Miller e Bob Whitehead que queriam passar a receber os créditos devidos pelo seu trabalho nos jogos e ter direito a uma parcela por cada cópia vendida. Como a resposta não foi positiva os quatro programadores acabaram por deixar a Atari e junto formaram a Activision. A companhia passou então a dar os devidos créditos e a promover os criadores juntamente com os seus jogos, além disso os manuais continham desafios para os jogadores, como quebrar determinados recordes, que depois podiam enviar as fotos para a companhia e assim nasceu uma relação mais próxima aos consumidores.

Em 1982 a Activision lançou o jogo Pitfall que viria a alcançar um enorme sucesso. Com os crescimento da empresa começaram as primeiras aquisições e em 1986 adquiriu o estúdio dedicado a aventuras de texto, Infocom salvando o pequeno estúdio da falência, mas que viria a ser desmantelado em 1989 por culpa das fracas vendas. A empresa começou então a trabalhar em várias frentes e mudou o nome para Mediagenic, tendo a Activision passado a ser somente editora de videojogos para as principais consolas do mercado.

Após enfrentar um processo por infração de patentes a Mediagenic deixou de adquirir novas empresas e dedicou-se somente à publicação de videojogos através da sua divisão Activision e pouco tempo depois a companhia voltou a assumir o seu nome original. Em 1991 a Activision lançou uma coleção de 20 dos mais populares jogos da Infocom, chamado The Lost Treasures of Infocom e o sucesso da compilação levou à edição de mais 11 jogos reunidos no título The Lost Treasures of Infocom 2.

A Activision lançaou o jogo MechWarrior em 1989, baseado no jogo de tabuleiro BattleTech. A produção da sequela MechWarrior 2 enfrentou inúmeros atrasos e problemas com a detentora dos direitos de BattleTech a FASA que renunciou ao acordo com a Activision. Pouco depois a produtora lançou vários jogos dentro da série MechWarrior que não violassem os direitos de autor de BattleTech e surgiram jogos como NetMech, MechWarrior 2: Ghost Bears Legacy e MechWarrior 2: Mercenaries. A franquia gerou mais de 70 milhões de dólares em receitas.

Licenças milionárias

A partir do final dos anos de 1990 a Activision adquiriu uma série de licenças e pequenas empresas. A Raven Software foi adquirida em 1997 e do acordo saíram os títulos Hexen II, Heretic II, Soldier of Fortune e Quake 4. Dois anos depois foi a vez da Neversoft e os direitos da série de jogos de skate Tony Hawk. Entre 2000 e 2010 a Activision investiu no desenvolvimento de Wolfenstein 3D, comprou os direitos para produzir os jogos baseados nos filmes de Spider-Man, adquiriu a Treyarch e Infinity Ward (Call of Duty), Z-Axis Games (Dave Mirra Freestyle BMX), os direitos para produzir os jogos baseados em James Bond da MGM Interactive, a RedOctane (Guitar Hero), em 2008 deu-se a junção com a Vivendi Games e a criação da Activision Blizzard, aquisição a FreeStyleGames, 7Studios e um parceria com a Bungie (Halo).

A Activision adquiriu em 2016 uma parcela da Major League Gaming para desenvolver as suas atividades dentro da área dos eSports.

88 Visualizações 5 Total
88 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo