Achievments

Achievments (Conquistas) na cultura de videojogos são desafios propostos aos jogadores para um determinado jogo.

Achievments (Conquistas) na cultura de videojogos são desafios propostos aos jogadores para um determinado jogo. Estas conquistas variam conforme o jogo e têm diferentes níveis de dificuldade, podem ir desde chegar ao fim do nível, derrotar um inimigo, colecionar um determinado numero de moedas ou outros mais complexos com parâmetros específicos como passar um nível sem morrer ou dentro de um tempo limite.

xboxalist

Lista de conquistas na Xbox 360.

Conceito inovador

Este conceito de conquistas ganhou uma grande importância com a chegada da consola Xbox 360 da Microsoft, tendo sido a primeira a implementar este sistema que obrigava todos os jogos a incluírem estes desafios. Quando um jogador concluí o desafio este fica associado ao seu perfil de jogador, que pode ser visto por outros jogadores, criando uma sensação de comunidade e competição entre os utilizadores.

No caso da Xbox 360 cada jogo equivale na sua maioria a 1000 pontos de jogo (Gamer Score) embora os jogos distribuídos na loja digital e os DLC de jogos maiores pudessem incluir um numero inferior de pontos. As produtoras podem escolher a forma como estes pontos são distribuídos pelos desafios, sendo que o número varia bastante de jogo para jogo, alguns podem ter pouco mais de 20 desafios (Call of Duty: Black Ops III) enquanto outros chegam a ultrapassar os 50 (Orange Box).

O tempo que demora e a dificuldade para cada conjunto de achievments fica ao critério da produtora o que cria um desequilibro e torna alguns jogos fáceis demais, onde basta ao jogador passar o jogo normalmente para desbloquear todas as conquistas, enquanto outros jogos exigem muito tempo, perícia e dedicação. Algumas conquistas podem também afetar outros jogos no caso das sequelas como acontece em Gears of War e Gears of War 2. Mas o objetivo principal continua a ser o mesmo, aumentar a longevidade do jogo.

Este sistema tornou-se muito popular e levou a que outras produtoras o implementassem nas suas plataformas. A Sony introduziu o mesmo sistema na consola Playstation 3 com o nome de Trophys (Troféus) embora parte dos jogos do inicio de vida da consola não incluam troféus desbloqueáveis pois o sistema foi implementado mais tarde. Neste caso cada jogo inclui um determinado numero de troféus de bronze, prata e outro, sendo os de bronze em maior numero. Um troféu especial de platina é alcançado quando todos os desafios são cumpridos. A partir do momento da sua implementação todos os jogos passaram a ter troféus obrigatoriamente. A forma como são contabilizadas as conquistas muda, mas a mantém-se o mesmo critério de seleção a cargo das produtoras.

A plataforma Steam e outros também passaram a incluir o sistema de conquistas e hoje em dia é praticamente um dado adquirido que contribui para criar uma sensação de comunidade e expandir a longevidade dos jogos. O Steam permite também que jogos antigos possam ser atualizados com uma lista de conquistas a custo zero para o jogador. Algumas consolas resistem a introduzir algo semelhante como as consolas da Nintendo, mas alguns títulos têm conquistas inseridas no próprio jogo com a diferença que estas não são associadas ao perfil da consola.

236 Visualizações 1 Total
236 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo