Abandonware

O termo Abandonware refere-se ao software descontinuado que deixou de estar protegido por direitos autorais.

O termo Abandonware refere-se ao software descontinuado que deixou de estar protegido por direitos de autor. Este tipo de software surge normalmente porque as companhias que detêm os direitos de autor acabam por falir ou são adquiridas por outras empresas que deixam de ter interesse em continuar a proteger essa mesma propriedade intelectual.

abandonware

Os jogos de computador do MS-DOS.

O termo pode também referir-se a um produto que já não está disponível para compra ou quando a tecnologia de sistemas e o hardware evolui de tal forma que os criadores não vêm qualquer razão para continuar a custear os valores sobre os direitos de utilização. A maioria dos software que passam a ser definidos como abandonware são geralmente produtos que apenas são compatíveis com equipamentos considerados obsoletos.

Distribuição online

Algum software torna-se abandonware de uso livre após o anuncio oficial dos produtores como acontece frequentemente com o lançamento publico do código-fonte de determinado software. No entanto os direitos da propriedade intelectual podem não cessar de imediato mesmo que os criadores tenham abandonado a produção de novos produtos baseados nessa franquia. A proteção dos direitos mantém-se enquanto for renovada e depende das leias de cada país. Por isso mesmo o donwload de abandonware não está isento de responsabilidade.

A maioria do software distribuído em sites que distribuem abandonware não tem dono ou no caso de ainda pertencerem a alguém não existe qualquer intenção em manter um forte controle sobre a distribuição do mesmo. No caso de haver alguma reivindicação dos direitos de autor o software é simplesmente retirado do website em estiver a ser distribuído.

Quando o consumidor adquire um produto e este se torna obsoleto perde com ele todo o suporte técnico e o contacto com a editora e no caso dos títulos por download, caso estes deixem de ser distribuídos publicamente, o consumidor perde o acesso ao produto. Alguns sites como o Good Old Games têm vindo a distribuir jogos que deixaram de pertencer a determinadas produtoras e agora são vendidos para proveito de quem tiver adquiridos a respetiva propriedade intelectual.

Em suma as principais razões para o abandonware existir são a interrupção de apoio pela própria empresa criadora a um software comercial, o mesmo para software comercial pertencente a uma companhia que já não esteja ativa no mercado e a partilha publica e gratuita do software pela produtora detentora dos direitos de autor.

255 Visualizações 3 Total
255 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter