Windows

O sistema operativo Windows é um software de interface gráfica desenvolvido pela multinacional norte-americana Microsoft e que funciona baseado em janelas

Apresentação do sistema operativo Windows

O sistema operativo Windows é um software de interface gráfica desenvolvido pela multinacional norte-americana Microsoft e que funciona baseado em janelas (windows). As primeiras versões do Windows necessitavam de um sistema operativo para funcionarem, sendo utilizado o DOS, também da Microsoft. Contudo, em 1995, com o lançamento do Windows 95, este passa ser o próprio sistema operativo. Desde aí o Windows tem conhecido diversas outras versões e dominado o mercado mundial dos sistemas operativos utilizados em PC’s.

História do Windows

O Microsoft Windows já teve nove versões principais desde a sua primeira versão em 1985. Mais de vinte e nove anos depois, o Windows parece muito diferente, mas de alguma forma familiar com elementos que sobreviveram ao teste do tempo. Aqui está um breve olhar sobre a história do sistema operativo Windows, desde o seu nascimento nas mãos de Bill Gates com o Windows 1 para a mais recente chegada do novo presidente-executivo da Microsoft Satya Nadella.

O Windows 1 foi lançado em Novembro de 1985 e foi a primeira verdadeira tentativa da Microsoft ao ser usada uma interface gráfica de utilizador de 16-bit. O desenvolvimento foi liderado pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, em que a plataforma usada foi o MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System), que contou com a entrada de linhas de comando. O sistema baseou-se fortemente no uso de um rato antes mesmo de ser um dispositivo de entrada comum. Para ajudar os utilizadores a se familiarizarem com este sistema de entrada, a Microsoft incluiu um jogo, o Reversi, que contou com o uso do rato, e não do teclado, para que as pessoas se habituassem a mover o rato e a clicar em pontos do monitor.

Dois anos após o lançamento do Windows 1, o Windows 2 substitui-o em dezembro de 1987. A grande inovação deste sistema foi que as janelas podiam sobrepor-se umas às outras, e também podiam-se minimizar e maximizar as janelas. O painel de controlo, onde várias opções de configuração do sistema estão juntos num só lugar, foi introduzido no Windows 2 e sobrevive até hoje. O Microsoft Word e Excel também fizeram as suas primeiras aparições no Windows 2.

O Windows 3, que exigia um disco rígido, foi lançado em 1990. Este sistema introduziu a capacidade de executar programas de MS-DOS no Windows e funcionou com 256 cores trazendo um visual mais moderno e colorido para a interface. O Windows 1 e 2 tiveram atualizações pontuais mas o Windows 3.1, lançado em 1992 Esta atualização foi notávelporque introduziu fontes TrueType (controlo preciso da exibição das fontes) tornando o sistema operativo Windows uma plataforma de publicação viável pela primeira vez. O Windows 3.1 necessitava de 1MB de Ram para correr e foi o primeiro Windows a ser distribuído pela primeira vez.

O Windows 95 foi lançado em agosto de 1995 e com ele chegou o primeiro botão Iniciar e menu. O sistema também introduziu o conceito de “plug and play” que consiste em ligar um periférico e o próprio sistema encontra os controladores apropriados par ele e fá-lo funcionar. O Windows 95 também introduziu um ambiente de 32 bits e a barra de tarefas. O Internet Explorer também fez a sua primeira aparição.

O Windows 98 foi lançado em junho de 1998, que foi baseado no Windows 95, introduziu o Outlook Express, Windows Address Book, Microsoft Chat, Windows Media Player e botões de navegação para baixo e para cima na barra do Windows Explorer.

O Windows ME, lançado em setembro de 2000, foi um sistema voltado para o consumidor e coincidiu com o lançamento do Windows 2000 lançado em fevereiro de 2000 mas foi um sistema voltado para o mercado corporativo. O Windows Movie Maker fez a sua primeira aparição no Windows ME mas este sistema foi um ponto baixo do Windows devido elevado número de erros e de problemas com instalações de programas.

O Windows XP, uma das melhores versões do Windows, foi lançado em outubro de 2001. O sistema tem uma reforma visual. O ClearType, que foi projetado para tornar o texto mais fácil de ler em monitores LCD, foi introduzido. O Windows XP foi o sistema operativo com suporte mais longo (13 anos) e passou por três grandes atualizações.

O Windows Vista foi lançado em janeiro de 2007. Este sistema atualizou a aparência do Windows com mais foco em elementos transparentes, pesquisa e segurança. Os jogadores de computador viram um impulso a partir da introdução da tecnologia DirectX 10 do Windows Vista. Este Windows introduziu o Windows Defender, um programa de anti-spyware, o reconhecimento de voz, o Windows Movie Maker e Photo Gallery, além de ser o primeiro Windows a ser distribuído em DVD.

O Windows 7 foi lançado em outubro de 2009. Ele foi desenvolvido para corrigir os problemas e críticas do Windows Vista, com pequenos ajustes na aparência e menor sobrecarga de caixa de diálogos. O sistema foi mais rápido, mais estável e mais fácil de utilizar, tornando-se o sistema operativo mais usado pelos utilizadores e empresas.

O Windows 8 foi lançado em outubro de 2012 e foi a reformulação mais radical da Microsoft na interface do Windows, deixando de lado o botão e menu Iniciar em troca de um ecrã inicial mais amigável ao toque. O Windows 8 é mais rápido que as versões anteriores do Windows. Foi introduzido neste sistema a Windows Store, que oferece aplicações ao utilizador.

O Windows RT, que corre em processadores baseados em ARM, foi introduzido no tablet Microsoft Surface. O Windows Phone surgiu ao mesmo tempo que o Windows RT e Windows 8 mas tanto esse sistema como o RT não conseguem executar aplicações tradicionais do Windows, estando assim, muito dependentes da Windows Store.

O Windows 10 espera-se que seja lançado em 2015.

512 Visualizações 1 Total
512 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo