Web Analytics

Web Analytics, é o termo utilizado para designar o processo ou ferramenta de análise de dados digitais com a intenção de criar uma orientação preditiva e auxiliar a tomada de decisões para optimizar as estratégias e melhorar os resultados a partir da leitura das informações.

O Web Analytics, permite recolher a informação necessária para ter um entendimento mais profundo dos usuários de uma determinada web; saber quais são os segmentos de clientes mais valiosos, o que desejam, do que precisam e no que acreditam. É a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários numa determinada página web. De uma maneira simplificada, web analytics é um processo de analisar o comportamento dos visitantes de uma web e assim, estudar o seu nos usuários. É uma das ferramentas mais utilizadas pelos gestores e especialistas de marketing digital, para medir o desempenho das estratégias de SEO e de marketing, pois permite recolher e analisar as mais variadas métricas.

analysis-1841158_960_720

Web Analytics

Ao realizar o SEO de uma página web, para cada acção se espera uma reacção positiva nos resultados de busca, e para saber se esse resultado foi realmente positivo, se utiliza o Web Analyticse assim, avaliar se o SEO está a ter os resultados que se pretendia ou se necessita ser reajustado.

O web analytics é uma óptima forma de conseguir dados que auxiliem os programadores e especialistas de marketing digital a melhorar o funcionamento da pagina web e a experiência do usuário.

Mas, não é só a estratégia de SEO, que se beneficia da análise e resultados do web analytics. Todas as estratégias e vertentes do marketing digital, devem apoiar-se e aproveitar os relatórios e dados recolhidos pelo web Analytics.

O Web Analytics pode recolher e analisar os mais variados datos, como: o número de visitas, pageviews, assinaturas, venda, conversão, duração da visita à página web de cada usuário, bouncerate e qualquer outra que se possa imaginar e mensurar. Tudo depende da alteração feita e do objectivo que se pretende alcançar com a análise.

Os serviços de web analytics são principalmente utilizados, com o propósito de: identificar as origens do tráfego de uma página web, traçar o perfil e o comportamento dos visitantes e usuários, auxiliar no levantamento de informações para pesquisas de mercado, analisar a eficácia das estratégias digitais e identificar quais as melhorias quanto ao desempenho de campanhas de marketing, fornecendo as taxas de cliques e outros indicadores relacionados a banners e anúncios de texto.

Existem inúmeras soluções e programas específicos para realizar um correcto web analytics disponíveis no mercado. A escolha e a contratação desta ferramenta deve começar com a definição de métricas de acordo com os objectivos de marketing e da página web. Para cada objectivo existe uma métrica. Podemos classificá-las em: métricas para criadores/editores de conteúdo, métricas para monitoramento de redes sociais, métricas de navegação e métricas de marketing digital e anunciantes.

O Google Analytics, é a principal e mais conhecida ferramenta de web-analytics, tanto pela sua facilidade de utilização, como também pela infinidade de funções que podem auxiliar na descoberta de oportunidades. O Google Analytics tem disponível um plano gratuito com muitas soluções para a análise de uma página web, como a análise de comportamento do consumidor, vendas do site, desempenho e performance.

Outra das ferramentas mais utilizadas actualmente, é o Adobe Analytics, mais robusta que o google-analytics e um pouco mais completa, porém não existe versão ou plano gratuito para a sua utilização. Assim como o Analytics do Google, o Adobe possui relatórios de marketing, vendas, comportamento do consumidor dentre outros. Mas tem como principal vantagem, o seu extraordinário funcionamento em tablets, smartphones e desktop.

Uma das maiores vantagens da internet como canal de promoção e venda, de fortalecimento de marca e de relacionamento com os consumidores é que praticamente tudo o que acontece nela pode ser recolhido, armazenado, medido e analisado. Dando às marcas toda a informação necessária para se adaptar e reestruturar segundo os seus objectivo e os seus usuários/consumidores. Através de todos os dados adquiridos com o web analytics, as marcas podem sem margem de erro, promover melhorias contínuas, que contribuem para o seu crescimento não só no meio online, mas como um todo.

134 Visualizações 2 Total

References:

FARNEY, Tabatha; MCHALE, Nina. Web Analytics Strategies for Information Professionals: A LITA Guide. American Library Association, 2013 KAUSHIK, Avinas. Web Analytics: An Hour a Day. John Wiley & Sons, 2007 KAUSHIK, Avinas. Web Analytics 2.0: The Art of Online Accountability and Science of Customer Centricity. John Wiley & Sons, 2010 PETERSON, Eric T. Web Analytics Demystified: A Marketer's Guide to Understanding how Your Web Site Affects Your Business. Celilo Group Media, 2004 SOSTRE, Pedro; LECLAIRE, Jennifer. Web Analytics For Dummies. John Wiley & Sons, 2007
134 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.