Waffle

O termo waffle designa um programa que permite a um BBS tornar-se um site Usenet.

O termo waffle designa um programa que permite a um BBS tornar-se um site Usenet. O BBS (bulletin board system) The Dark Side of the Moon em San Jose, CA, funcionou originalmente como uma linha de AE (Ascii Express) em meados de 1980. Como o Ascii Express já estava a ter uns bugs e problemas naquela época, os programadorees reescreveram a interface AE a partir do zero num novo programa. Depois de um tempo, eles foram limitados por aspectos de transferência de ficheiros puros da Linha AE, e anunciaram que eles estavam a tornar-se um BBS. Este novo software, chamado Waffle, tornou-se divertido, flexível e um belo trabalho de codificação. Depois de um período de tempo, o criador (Tom Dell, Sysop – system operator, do The Dark Side) escolheu ter uma portabilidade para o seu programa e funciona em PC, bem como no UNIX e Xenix, e o programa ganhou uma nova vida na plataforma PC, uma vez que foi distribuído em ambos como um programa gratuito e com uma versão paga do programa.

No entanto, o que fez com que muitas pessoas aderissem ao Waffle, foi a sua facilidade de interface para redes e protocolos UUCP (Unix para Unix Copy). Com extrema facilidade, o utilizador pode integrar grupos de notícias e e-mail diretamente do seu BBS. No final de 1980, o Waffle poderia até mesmo ser executado como um pure mail tosser (é um aplicativo que ordena os e-mail para as diversas áreas de mensagens), e rejeitou o aspecto BBS inteiramente. Isto causou uma explosão específica e grande interesse.

O Waffle serviu de base para o famoso serviço de MINDVOX BBS em Nova York, e enquanto a Dell teve pouco envolvimento direto, o seu código foi amplamente utilizado para ligar muitos elementos díspares numa única interface.

Em última análise, a distribuição do Waffle terminou na versão 1.65, apesar de uma versão 1.66 estar na fase beta no site principal.

257 Visualizações 2 Total
257 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo