Software

Conceito de Software

O software é uma aplicação ou conjunto de programas de computador escrito numa linguagem específica descodificada por uma máquina (processador de um computador ou outro equipamento informático). O software é caracterizado pelo seu funcionamento através de instruções/comandos e de declarações de dados armazenados num meio digital, permitindo ao utilizador executar determinadas tarefas.

O software é classificado em três grupos distintos:

  • Software de sistema que é responsável por gerir os recursos de hardware e torná-los acessíveis ao utilizador e aos seus programas de aplicação. Inclui o sistema operativo e outros componentes tais como: utilitários do sistema, controladores de dispositivos, a BIOS, etc. Os sistemas operativos mais conhecidos são o Windows da Microsoft, o Linux da Linux Ubuntu, o OS X da Apple. Nos dispositivos como telemóveis ou tablets, existe outros tipos de sistemas operativos. O Windows Phone, o Android, o BlackBerry, o iOS e o Symbian OS são bons exemplos do que existe no mercado.
  • Software de aplicação que engloba todos os programas de computador que se destinam a efetuar tarefas com interesse para o utilizador, tais como: folhas de cálculos, base de dados, processamento de texto, programas de desenho, browsers, antivírus, jogos de computador, entre outros.
  • Software de programação que permite ao programador desenvolver aplicativos com diferentes linguagens de programação, incluindo editores de texto, depuradores, compiladores, etc. São exemplos deste tipo de software, o Visual Basic, o Adobe Flash, o Java, a linguagem C++, o SQL, o PHP, o Pascal, entre muitos outros.
1239 Visualizações 1 Total
1239 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo