Scandisk

O termo Scandisk designa um utilitário que detecta erros nos arquivos gravados em unidades de disco.

O termo Scandisk designa um utilitário que detecta erros nos arquivos gravados em unidades de disco. Um desses erros detectados pelo Scandisk ocorre, por exemplo, quando pedaços de arquivos ficam órfãos, desagregados do bloco a que pertencem.

O ScanDisk é um aplicativo do DOS que é usado para verificar e corrigir erros em discos rígidos e disquetes. Ele foi usado pela primeira vez no DOS 6.2 e foi incluído no Windows 95, 98 e ME.

O utilitário verifica as superfícies do disco e procura por defeitos nas secções do disco para evitar a reescrita de dados e a perda de dados. O ScanDisk salva os clusters recuperados como arquivos .chk.

A Microsoft, originalmente, comprou o ScanDisk à Symantec (anteriormente conhecida como Norton). Na época, o ScanDisk foi empacotado para o uso em sistemas DOS e Windows da Microsoft. Ele deixou de ser usado nas versões do Windows posteriores ao Windows ME, visto o ScanDisk só funcionar com versões mais antigas que utilizam o sistema de ficheiros FAT (File Allocation Table) e não ser capaz de verificar as novas unidades de disco com uma formatação NTFS (New Technology File System), que tornou-se cada vez mais comum em sistemas Windows. O primo próximo do ScanDisk, o CHKDSK (Check Disk), que tem funções semelhantes e pode verificar os discos NTFS, ainda é usado e é fornecido em cada versão do Windows, até à data.

O ScanDisk é ativado automaticamente quando reinicia um computador que não foi devidamente desligado, ou se detetar problemas de disco no início do Power On Self Test (POST).

Abaixo está um exemplo do Windows ScanDisk enquanto ele está a ser executado dentro do Microsoft Windows. Como pode ser visto na imagem, o ScanDisk permite selecionar o disco que o utilizador quer verificar se há erros. Há uma barra de status simples para indicar o seu progresso geral.

1
Neste exemplo, o Windows XP está a mostrar uma mensagem a dizer ele vai começar a analisar o computador se uma tecla não for pressionada dentro de sete segundos.

2
O ScanDisk, também conhecido como Scan Disk, forneceu aos utilizadores de computador a capacidade de verificar mais facilmente os problemas do computador e reparar automaticamente tais problemas. O utilitário normalmente era executado na inicialização na sequência de um erro ou evento em que o computador não foi desligado corretamente. Os utilizadores de computador também podiam usar o utilitário dentro do Windows através da entrada num prompt de comando DOS ou se aceder ás propriedades de um disco rígido no computador. O utilitário pode ser usado para não só encontrar os ficheiros corrompidos, mas também para verificar e potencialmente reparar erros físicos num disco rígido.

Embora o Scan Disk tenha fornecido uma grande quantidade de energia para os utilizadores de computador, ele foi projetado para funcionar corretamente somente com os sistemas de ficheiros FAT usados naquele tempo.

984 Visualizações 1 Total
984 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.