RPG (Role-Playing Game)

Role-playing Game (RPG) é um género de videojogos onde o jogador controla uma ou várias personagens ficticias inseridas num universo imaginado.

Role-playing Game (RPG) é um género de videojogos onde o jogador controla uma ou várias personagens ficticias inseridas num universo imaginado. A definição de RPG pode varias devido ao elementos tradicionais do género que estão presentes em jogos de outro género. Um RPG clássico distingue-se através de alguns elementos básicos:

  • As personagens sobem de nível e melhoram as suas estatísticas ao longo do jogo
  • Um sistema de combate baseado em menus
  • Uma missão principal que serve de enredo ao jogo

Os videojogos do género RPG têm origem nos jogos de tabuleiro como Dungeons & Dragons. Estes jogos definiram as regras base do género. Nos videojogos os RPG começaram com regras semelhantes aos jogos de tabuleiro com a adição de batalhas animadas e combates por turnos. Com o tempo o género abriu portas a variantes tais como:

  • RPG de ação: Jogos centrados na ação com elementos de RPG e batalhas em tempo real.
  • RPG de estratégia: Jogos onde as batalhas se desenrolam em mapas abertos com as várias unidades de combates espalhadas pelo terreno.
  • RPG de aventura: Jogos onde os elementos de ação são combinados com items e armas especiais que podem ser personalizadas. A progressão é espaçada e o foco no enredo maior.
  • RPG Online: Jogos com foco no multijogador que junta jogadores de todo o mundo e recebe atualizações regulares que tornam o jogo virtualmente infinito. Estes jogos são definidos como MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) e utilizam um mundo persistente para que os jogadores tenham sempre algo novo para fazer. Os MMORPG podem ou não requerer algum tipo de mensalidade para que o jogador tenha acesso aos servidores do jogo.

Apesar de todas estas vertentes, alguns jogos dentro de outros géneros como os jogos de cartas ou estratégia e gestão, apesar de poderem ter elementos semelhantes não se definem como RPG pois esse não é o foco principal. Os RPG híbridos não têm necessariamente de conter todos estes elementos, mas geralmente utilizam-nos em combinação com outros aspetos característicos de géneros distintos.

Um jogo é um RPG se o jogador tiver que desenvolver a sua personagem de forma contínua e as escolhas que fizer nessa gestão afetam diretamente a forma como a progressão é feita. A popularidade do conceito de RPG, de ser alguém num local diferente, assegura que mais variações poderão surgir relacionados como género no seu estado mais puro.

494 Visualizações 2 Total
494 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.