PDF

PDF é a sigla inglesa de Portable Document Format e corresponde a um formato digital vulgarmente utilizado para representar documentos de texto estruturado.

PDF é a sigla inglesa de Portable Document Format e corresponde a um formato digital vulgarmente utilizado para representar documentos de texto estruturado, isto é, documentos com tabelas, formatação, imagens, etc.

O PDF é um formato de ficheiro multi-plataforma desenvolvido pela Adobe Systems. Um ficheiro PDF captura texto, fontes, imagens, e até mesmo a formatação de documentos a partir de uma variedade de aplicações. O utilizador pode enviar um documento em PDF por e-mail para o seu amigo e ele vai ver o documento da mesma forma no seu ecrã como o utilizador olha no seu, mesmo que ele tenha um Mac e o utilizador tenha um PC com Windows. Desde que os PDFs contenham informações de cores precisas, eles também devem imprimir da mesma maneira que aparecem no ecrã.

Para visualizar um ficheiro em PDF, necessita do Adobe Reader, um programa gratuito distribuído pela Adobe Systems. A Adobe também faz uma Acrobat Plug-in para navegadores da Web que permite que os ficheiros nesse formato possam ser vistos dentro de uma janela do navegador.

O formato PDF conquistou todos os elementos de um documento impresso como uma imagem eletrónica que o utilizador pode visualizar, navegar, imprimir ou encaminhar para outra pessoa. Os ficheiros neste formato são criados ao usar o Adobe Acrobat , o Acrobat Capture, ou produtos similares.

Os ficheiros em PDF são especialmente úteis para documentos, tais como artigos de revistas, brochuras de produtos, ou panfletos em que o utilizador deseja preservar a aparência gráfica original. Um ficheiro em PDF contém uma ou mais imagens de página, em cada um dos quais, o utilizador pode ampliar ou reduzir. O utilizador pode paginar para a frente e para trás.

O produto Acrobat que permite criar ficheiros em PDF é vendido na faixa dos 150 – 200 euros. Uma alternativa que não seja Adobe é um produto chamado NikNak da 5D, uma empresa do Reino Unido. O leitor em si é gratuito e pode ser usado como um plug-in com o navegador da Internet ou pode ser iniciado por si só. Algumas situações em que os ficheiros em PDF são desejáveis incluem:

  • Desenvolvimento de design gráfico no qual os membros da equipa estão a trabalhar à distância e precisam de explorar ideias de design online
  • Pessoas que trabalham em Help desk que precisam de visualizar o livro impresso que os utilizadores estão a ver
  • A distribuição online de qualquer documento impresso no qual o utilizador deseja preservar a sua aparência impressa

Os ficheiros em PDF do Acrobat são mais do que imagens de documentos. Os ficheiros podem incorporar fontes tipo de forma a que eles estejam disponíveis em qualquer local de exibição. Eles também podem incluir elementos interativos, como botões para entrada de formulários e para desencadear som e filmes QuickTime ou AVI. Os ficheiros em PDF são otimizados para a Internet, processamento de texto, imagens gráficas e links de hipertexto.

480 Visualizações 1 Total
480 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.