PCI (Peripheral Component Interconnect)

PCI designa um tipo de barramento que sucedeu ao Vesa Local Bus, tendo sido largamente utilizado em computadores equipados com processadores Pentium.

O termo PCI (sigla da expressão inglesa Peripheral Component Interconnect) designa um tipo de barramento que sucedeu ao Vesa Local Bus, tendo sido largamente utilizado em computadores equipados com processadores Pentium.

É um bus (barramento) de hardware projetado pela Intel e usado em PCs e Macs. A maioria dos SCSI (Small Computer Systems Interface), Firewire, e controladores USB, usam uma conexão PCI. Algumas placas gráficas usam PCI, mas a maioria das novas placas gráficas conectam-se no slot AGP(Accelerated Graphics Port ou Porta Gráfica Acelerada). Os slots PCI são encontrados na parte de trás do computador e têm cerca de 8,5 cm de comprimento e cerca de 1,5 cm de altura. Portanto, antes de comprar, por exemplo, uma placa de expansão Firewire, certifique-se que tem pelo menos um slot PCI disponível.

O PCI foi introduzido pela Intel em 1992. O bus PCI entrou em ambas as versões de 32-bit (133MBps) e 64-bit e foi usado para prender o hardware de um computador. Embora tenha sido, comummente, usado em computadores a partir do final dos anos 1990 para o início de 2000, o PCI, desde então, foi substituído pelo PCI Express .

As revisões chegaram em 1993 e o PCI foi atualizado para a versão 2.0, e em 1995 para o PCI 2.1, como uma expansão do bus ISA (Industry Standard Architecture). Ao contrário do ISA e outras placas de expansão anteriores, o PCI segue a especificação PnP (Plug and Play ou ligar e usar) e, portanto, não necessita de quaisquer jumpers ou interruptores DIP. A figura abaixo mostra um exemplo de slots PCI numa motherboard. Neste exemplo, há três slots PCI: PCI4, PCI5 e PCI6.

pci

Exemplos de dispositivos PCI

  • Modem
  • Placa de rede
  • Placa de som
  • Placa de vídeo
  • Placa gráfica

Drivers de dispositivos PCI

Se o utilizador estiver a procurar drivers PCI, ele tem, provavelmente, de os transferir para um dispositivo PCI específico. Por exemplo, se ele precisar de um driver de uma placa Ethernet PCI, então, deve instalar os drivers para a placa de rede.

Determinar a versão PCI

O único método para determinar a versão PCI seria rever a documentação da motherboard.

Posso atualizar minha versão PCI?

Não. A versão PCI não pode ser atualizada a menos que o utilizador tenha que substituir a motherboard com uma versão PCI mais atualizada. É claro que, se ele tiver que substituir a motherboard, poderá, também, ser necessário atualizar o seu CPU e memória RAM.

Identificar uma placa PCI desconhecida

Este documento contém informações sobre como um utilizador pode identificar uma placa PCI desconhecida. Se o utilizador usar o Microsoft Windows e tiver um dispositivo desconhecido ou dispositivo PCI desconhecido no gestor de dispositivos.

Utilizadores do Microsoft Windows

Os utilizadores do Microsoft Windows podem olhar para o seu registo para determinar o fabricante ou modelo de um dispositivo PCI instalado no seu computador.

Através da Informação de Sistema

1. Abra a ferramenta Informação de Sistema ao clicar no botão Iniciar e digitar msinfo32 na caixa de procurar.

2. Clique em Componentes para expandir os componentes disponíveis no computador.

3. Clique em Dispositivos com problemas e localize o PnP ID do dispositivo que deseja identificar

4. Após identificar a descrição do dispositivo PCI é necessário fazer uma pesquisa para esse dispositivo no site do fabricante do computador ou diretamente na base de dados PCI da motherboard.

Através do registo do Windows e versões anteriores do Windows

1. Abra o registo ao clicar em Iniciar e na linha de procurar digite regedit.

2. No Editor do Registo tem que ir para as chaves de registo abaixo.

Para os utilizadores do Windows 2000
HKEY_LOCAL_MACHINE \
SYSTEM\
ControlSet0001 \
Enum \

Para os utilizadores do Windows 95, 98 e ME
HKEY_LOCAL_MACHINE \
Enum \
PCI \

3. Dentro da chave acima o utilizador deve ter outras pastas semelhantes ao exemplo abaixo.

Ex: VEN_5333 & DEV_8901 & SUBSYS_00000000 & REV_16

4. Como pode ser visto no exemplo acima, tem muitas informações úteis que podem ser utilizadas para identificar a placa. Neste exemplo, o fornecedor VEN é 5333. Ao fazer uma pesquisa para este fornecedor na base de dados PCI mostra que este dispositivo PCI particular é um produto da S3 Graphics Co. O utilizador pode encontrar um link para a base de dados PCI na motherboard.

643 Visualizações 1 Total
643 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.