Orkut

Orkut se refere a uma rede social já extinta, desenvolvida e operada pela Google de 2004 a 2014.

Orkut foi uma rede social desenvolvida e operada junto à Google, uma das gigantes da tecnologia. Ela foi criada em 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, empregado da empresa, e desativada em 30 de setembro de 2014. Inicialmente o Orkut foi planejado para ser mais utilizado pela população dos Estados Unidos, contudo o Brasil e a Índia foram, respectivamente, os maiores usuários do mundo durante muitos anos.

A sede da rede social foi a Califórnia até o ano de 2008. Após, foi arquitetada a troca para o Brasil devido ao grande número de usuários do Orkut no país, que chegou a ter 30 milhões de pessoas a utilizarem-no até o Facebook tomar a dianteira. A nova sede, localizada na cidade de Belo Horizonte, foi operada pela Google Brasil.

Orkut: uma comunidade virtual

Os recursos oferecidos pelo Orkut bem como seu design mudaram consideravelmente desde o seu lançamento, em 24 de janeiro de 2004. Inicialmente era preciso receber um convite de alguém que já fosse usuário da rede social para se tornar um membro dela. O sistema para a criação de um perfil no Orkut era muito semelhante ao do Facebook e de muitas outras redes sociais: bastava o nome do usuário, uma fotografia e algumas informações básicas como sexo, etnia e idade.

O Orkut tornou-se bastante famoso devido a um recurso muito adorado por seus usuários até a sua extinção: as comunidades. As comunidades eram páginas dentro da rede social criadas e moderadas por seus membros. Essas páginas eram lugares virtuais em que as pessoas interagiam entre si e conversavam sobre um assunto específico em comum, que normalmente dava nome à comunidade.

Nas comunidades, os usuários criavam tópicos de discussão sobre o tema, elaboravam enquetes e planejavam eventos fora do mundo virtual. Muito se debateu na época sobre essas páginas, e especialistas em tecnologia, educação e direito as questionaram. Houve casos em que extremistas criaram comunidades para ofenderem e planejarem ataques contra negros, homossexuais, entre outros grupos.

orkut

O Orkut permitia, ainda, que seus usuários criassem perfis falsos de pessoas famosas, de celebridades e de personagens fictícios. Em alguns países árabes, como o Iran, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos bloquearam definitivamente o site da rede social por julgarem que ela não se encaixava nas políticas éticas do islamismo

Em 30 de junho de 2014 o Google anunciou que o Orkut seria permanentemente desativado no dia 30 de setembro do mesmo ano. A justificativa se baseou no crescimento exponencial de outras redes sociais como o Facebook e o Google+, que fizeram com que o Orkut ficasse para trás em termos de usuários. As fotos dos usuários puderam ser obtidas até setembro de 2016. Há um arquivo da Google em que as comunidades do site podem ser acessadas a qualquer momento.

168 Visualizações 1 Total
168 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.