Microsoft

Microsoft é uma empresa norte-americana, responsável pela comercialização de sistemas operacionais, computadores e outros produtos eletrônicos.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da Microsoft

Microsoft ou Microsoft Corporation é uma empresa transnacional norte-americana. Ela é responsável pelo desenvolvimento, pela fabricação, pelo licenciamento e pela comercialização de computadores, softwares, consoles de videogame e serviços pessoais. Os softwares mais conhecidos da Microsoft são os sistemas operacionais Windows, os aplicativos Office e o navegador Internet Explorer. Já os hardware são os Smartphones Microsoft Lumia, os consoles Xbox e os tablets surface.

A Microsoft foi fundada em 4 de abril de 1975, por Bill Gates e Paul Allen. Ela é considerada a terceira maior startup da história em termos de impacto cultural, receita, crescimento e capitalização de mercado. A partir da década de 1990 realizou uma série de aquisições de outras empresas, como a Skype Technologies, em 2011, e a Nokia em 2014.

Gigante no mercado de sistemas operacionais, a Microsoft produz também uma variedade de outros softwares e hardwares. Ela possui um sistema de pesquisa próprio, o Bing, que tenta rivalizar com o Google, além de um mercado de serviços digitais chamado MSN. A participação da empresa na indústria de videogames, com a linha Xbox, e na telefonia móvel, com o Windows Phone, também rendem um grande retorno financeiro.

microsoft

Microsoft: a criadora do Windows

O início da Microsoft não foi na criação de computadores pessoais. Em 1975, Bill Gates e Paul Allen fundaram uma empresa que desenvolveu num primeiro momento uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800, da MITS. Um ano depois, eles projetaram o Microsoft FORTRAN, uma linguagem de computador para computadores baseados em CP/M.

Apenas em 1980 que a Microsoft encaminha-se para o mercado de sistemas operacionais. A IBM tinha planos de lançar um computador pessoal cujo sistema fosse CP/M, mas a empresa com a qual negociavam falhou. Dessa forma, a IBM procurou a Microsoft, a fim de que ela desenvolvesse seu sistema operacional.

Gates e Allen, no entanto, ainda não possuíam um sistema operacional completo. A solução para o problema foi adquirir, por 50 mil dólares, o Q-DOS, da Seattle Computer Products. Eles melhoraram o sistema e o rebatizaram de MS-DOS. Na mesma época, no entanto, a Microsoft foi ofuscada pelo Apple Lisa, de Steve Jobs, o que foi o início da parceria e ao mesmo tempo rivalidade entre as duas gigantes.

Bill Gates entrou em contato com Steve Jobs, na intenção de participar do novo projeto da Apple, o Macintosh. O fundador da Microsoft conseguiu firmar a parceria, além de ter copiado a interface gráfica do novo produto da Apple e ter criado uma versão semelhante que vendeu no Japão. Por questões óbvias, essa parceria foi quebrada quando Jobs descobriu esse fato.

microsoft

Em 1985 o primeiro sistema operacional Windows chegou ao mercado, o Windows 1.0. O primeiro dos famosos sistemas operacionais da Microsoft era bastante limitado, mas trouxe aos usuários domésticos algumas funcionalidades interessantes. Entre elas estava o mouse, uma interface com cores, janelas e ícones, além do recurso multitarefa. Os primeiros aplicativos do Windows foram relógio, calendário, calculadora, bloco de notas, Paint e o jogo Reversi.

O Windows 2.0 foi lançado em 1987. Nesse ano a Microsoft adquiriu o Power Point e o Microsoft Excel. Essa nova versão do Windows possuía uma interface muito parecida com a anterior, mas com gráficos melhor desenvolvidos. Novos recursos foram incluídos, como o MS Word e MS Excel, além de atalhos no teclado, sobreposição e controle de janelas abertas e a utilização das palavras maximizar e minimizar.

O sistema operacional Windows conquistou cada vez mais seu espaço no mercado da informática. Foram lançadas posteriormente as versões 3.0, 3.1, 95, 98, Millennium Edition, XP, Vista, Seven e mais recentemente o Windows 10. Esse é o sistema operacional mais utilizado em computadores no mundo todo.

Outros campos de atuação

Em 2001, a Microsoft lança seu primeiro console de videogame, o Xbox. Ele surgiu para competir, na época, com o Playstation 2 e o Game Cube. A família de consoles da empresa ganhou um novo membro em 2005, o Xbox 360, e um terceiro foi lançado em 2013, o Xbox One.

Em 2010, a Microsoft lançou seu sistema operacional para telemóvel, o Windows Phone. Esse sistema, atualmente substituído pelo Windows 10 Mobile, foi introduzido em telemóveis de empresas como a LG, a Samsung, a Dell e a HTC. Posteriormente, a empresa adquiriu a Nokia e transformou os aparelhos da antiga fabricante finlandesa nos principais aparelhos com esse sistema.

microsoft

404 Visualizações 1 Total

References:

https://www.microsoft.com/pt-pt

404 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo