Kickstarter

Kickstarter é uma plataforma online de financiamento colectivo.

Kickstarter é uma plataforma online de financiamento colectivo com sede em Brooklyn, Nova Iorque nos Estados Unidos. A plataforma tem um foco particular em projectos criativos nas mais variadas áreas ajudando artistas, realizadores, músicos, designers e outros a conseguir os fundos necessários para concretizarem as suas ideias. Milhares de projectos de diferentes proporções já foram realizados graças aos pedidos no Kickstarter com mais de 2 mil milhões de dólares angariados graças a mais de 9 milhões de apoiantes que resultaram em cerca de 260 mil projectos criativos, entre filmes, álbuns de musica, espectáculos ao vivo, bandas desenhadas, videojogos, entre outros. O Kickstarter foi lançado a 28 de Abril de 2009.

kickstarter

Um dos sites pioneiros no financiamento colectivo.

Sendo uma comunidade global o projectos conquistam atenção mundial e os mais prolíferos acabam por se realizar. Para isso é necessário os autores terem uma página com uma explicação objectiva sobre o propósito do seu projecto. Os autores são pessoas de todas as nacionalidades, pessoas singulares ou grupos e até mesmo artistas já com uma carreira afirmada. Este modelo é basicamente uma forma dos artistas buscarem o seu financiamento directamente à sua audiência que se torna seus patronos. Aos apoiantes são oferecidas recompensas que variam consoante o montante doado.

No total são 13 categorias e 36 subcategorias: Arte, Banda Desenhada, Dança, Design, Moda, Cinema e Vídeo, Comida, Videojogos, Musica, Fotografia, Livros, Tecnologia e Teatro. Entre estas a mais proliferas são Cinema, Videojogos e Musica, sendo as que reúnem mais apoiantes também. Estas três somam mais de metade da totalidade de todo o dinheiro reunido através do Kickstarter. De forma a manter o foco no financiamento de projectos, este têm que seguir algumas regras. Os criadores apenas podem pedir financiamento para projectos em desenvolvimento, o projecto tem de encaixar numa das categorias disponíveis e os criadores têm de respeitar as proibições da plataforma que proíbe por exemplo reunir fundos para caridade, experiências genéticas ou campanhas políticas. Isto serve também para reforçar a ideia que o Kickstarter existe para apoiar projectos e não para pré-reservar produtos antes de estes serem lançados.

Os criadores são encorajados a especificar à sua audiência os riscos e desafios que os projectos terão de enfrentar. Também devem fazer actualizações regulares do avanço do projecto sempre que forem atingidas metas de valor. Isto permite ao publico perceber os valores e objectivos do projecto, encorajando a mais contribuições e sobretudo contribuições sérias e decididas. Alguns projectos conseguiram imenso sucesso depois de financiados, como os documentários premiados “Sun Come Up” e “Incident in New Baghdad” e outros mesmo após conseguirem financiamento falharam a nível comercial como foi o caso da consola Ouya.

150 Visualizações 1 Total
150 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo