Informática

Conceito de Informática: O termo Informática (que resulta da junção das palavras ‘informação’ e ‘automática’) designa, em termos gerais, um conjunto de ciências…

Conceito de Informática

O termo Informática (que resulta da junção das palavras ‘informação’ e ‘automática’) designa, em termos gerais, um conjunto de ciências relacionadas com o processamento de dados e informações, o seu armazenamento e a sua transmissão, através da utilização de meios eletrónicos (nomeadamente os computadores), com o objetivo de organizar, obter maior rapidez de processamento, e conseguir maior segurança nos dados obtidos. Inclui-se neste conjunto de ciências as ciências da computação, a teoria da informação, a análise numérica, a modelagem de problemas, entre diversas outras.

O meio mais comum para utilização da informática é o computador, embora atualmente, com a evolução tecnológica dos últimos anos, os dispositivos a partir dos quais se pode aceder à informática são inúmeros (tablets, smartphones, entre muitos outros).

História da palavra ‘Informática’

A palavra primeira surge pela primeira vez em 1957, quando o cientista de ciências da computação Karl Steinbuch publica um jornal a que deu o nome de Informatik: Automatische Informationsverarbeitung (em português, ‘Informática: processamento de informação‘).

Mais tarde, em 1966, o cientista soviético Alexander Mikhailov chega a utilizar o conceito “Informatika” para designar uma disciplina que estuda, organiza e dissemina a informação científica (relacionada com as Ciências da Informação). Contudo, este significado da palavra Informática manteve-se confinado à antiga URSS e aos países do Bloco de Leste.

Em Portugal a palavra deriva diretamente do vocábulo francês Informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir da junção das palavras Information e Automatique. Podemos assim dizer que a palavra Informática junta informação e automática, significando portanto a ciência que estuda o processamento automático de informação. Há também quem defenda que Informática deve ser antes entendida como a junção das palavras Informação e Matemática na medida em que possibilitou juntar inputs informacionais com as ciências matemáticas.

Utilizações da Informática

Inicialmente, o seu uso restringia-se à investigação e ciência, ensino e forças militares mas, gradualmente foi estendendo a sua área de intervenção à automatização de processos industriais. Actualmente, com a rápida evolução tecnológica, as utilizações dadas à Informática abrangem uma infinidade de áreas, desde às áreas sociais, à educação, indústria, comércio, banca, investigação, ensino, lazer, telecomunicações, transportes, robótica, saúde, forças militares, etc. A informática é hoje de tal importância que seria inimaginável conceber o mundo sem ela.

645 Visualizações 1 Total
645 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo